<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Roubo de areia. Casal foi apanhado com 40kg no carro

19 Agosto 2019
Forever Young

Turistas franceses na Sardenha podem enfrentar uma pena de prisão. As autoridades locais temem que o roubo regular da areia tenha impacto no ambiente da ilha italiana no mar Mediterrâneo.

A areia branca da Sardenha é considerada um bem público e como tal a sua remoção da ilha é vista como um roubo no código penal italiano, que pode dar até seis anos de prisão. O casal francês, apanhado com 40 kg da areia da Sardenha no carro, argumenta que queria levar a areia como uma «lembrança» e não perceberam que podiam estar a cometer um crime.

O comércio de areia, conchas e seixos é ilegal desde 2017 e punível com multas de até 3 mil euros. No entanto, o casal pode enfrentar uma pena de prisão de entre um a seis anos pelo crime de roubo com a agravante de ter roubado um bem de utilidade pública.

Quando os turistas franceses se preparavam para embarcar em Porto Torres rumo a Toulon, em França, foram intercetados pela polícia. Segundo relatos à BBC, a areia foi retirada da praia em Chia, no sul da Sardenha, e transferida para a mala do SUV do casal, onde se encontrava armazenada em 14 garrafas de plástico.

O acesso à renomada praia rosa na ilha de Budelli, no nordeste da Sardenha, foi proibido, em 1994, devido a preocupações dos locais com o futuro da mesma. As autoridades alertam para as várias toneladas da areia que desaparecem todos os anos.

Alguns turistas da ilha do Mediterrâneo, principalmente europeus e incluindo italianos, são conhecidos por engarrafarem a areia e depois a leiloarem online.

Sério aviso ambiental

Em declarações à BBC, o cientista ambiental e residente em Cagliari, na capital de Sardenha, Pierluigi Cocco reconhece que as praias são «a principal razão pela qual os turistas são atraídos pela ilha da Sardenha». Porém, alerta para a existência de duas ameaças: a erosão e o roubo de areia pelos turistas.

A primeira «é parcialmente natural e parcialmente induzida pelo aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas» e a segunda pode «contribuir para a redução das praias». Embora sejam poucos os turistas que visitam a Sardenha e «gastam o seu tempo a cavar 40kg de areia cada», se se multiplicar metade desse valor por «5% do milhão de turistas anuais, em poucos anos isso teria um grande impacto».