<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Roubo de areia. Casal foi apanhado com 40kg no carro

Turistas franceses na Sardenha podem enfrentar uma pena de prisão. As autoridades locais temem que o roubo regular da areia tenha impacto no ambiente da ilha italiana no mar Mediterrâneo.

A areia branca da Sardenha é considerada um bem público e como tal a sua remoção da ilha é vista como um roubo no código penal italiano, que pode dar até seis anos de prisão. O casal francês, apanhado com 40 kg da areia da Sardenha no carro, argumenta que queria levar a areia como uma «lembrança» e não perceberam que podiam estar a cometer um crime.

O comércio de areia, conchas e seixos é ilegal desde 2017 e punível com multas de até 3 mil euros. No entanto, o casal pode enfrentar uma pena de prisão de entre um a seis anos pelo crime de roubo com a agravante de ter roubado um bem de utilidade pública.

Quando os turistas franceses se preparavam para embarcar em Porto Torres rumo a Toulon, em França, foram intercetados pela polícia. Segundo relatos à BBC, a areia foi retirada da praia em Chia, no sul da Sardenha, e transferida para a mala do SUV do casal, onde se encontrava armazenada em 14 garrafas de plástico.

O acesso à renomada praia rosa na ilha de Budelli, no nordeste da Sardenha, foi proibido, em 1994, devido a preocupações dos locais com o futuro da mesma. As autoridades alertam para as várias toneladas da areia que desaparecem todos os anos.

Alguns turistas da ilha do Mediterrâneo, principalmente europeus e incluindo italianos, são conhecidos por engarrafarem a areia e depois a leiloarem online.

Sério aviso ambiental

Em declarações à BBC, o cientista ambiental e residente em Cagliari, na capital de Sardenha, Pierluigi Cocco reconhece que as praias são «a principal razão pela qual os turistas são atraídos pela ilha da Sardenha». Porém, alerta para a existência de duas ameaças: a erosão e o roubo de areia pelos turistas.

A primeira «é parcialmente natural e parcialmente induzida pelo aumento do nível do mar devido às mudanças climáticas» e a segunda pode «contribuir para a redução das praias». Embora sejam poucos os turistas que visitam a Sardenha e «gastam o seu tempo a cavar 40kg de areia cada», se se multiplicar metade desse valor por «5% do milhão de turistas anuais, em poucos anos isso teria um grande impacto».

Mais Recentes

Se anda de carro, atenção: cuidado com o novo esquema de burla que envolve o Waze

há 8 horas

Bill Gates afirma que as gerações mais novas devem preocupar-se com quatro coisas “muito assustadoras” (além da bomba atómica)

há 10 horas

Trabalha numa destas duas profissões? Pode ter menor risco de Alzheimer, revelam cientistas

há 11 horas

Acha que está na altura de mudar de emprego? Se reconhecer estes sinais, é porque está mesmo (e não espere)

há 12 horas

México lança experiência de viagem à base de tequila: «os turistas estão eufóricos», revelam

há 13 horas

Dia Mundial Sem Tabaco: «O impacto do tabagismo na saúde digestiva», Daniela Abrantes, médica interna

há 17 horas

5 séculos depois o segredo genético de Leonardo da Vinci é desvendado

há 18 horas

Opinião: «Dia dos Irmãos – Irmãs, um fio a duas mãos», Patrícia Câmara, psicanalista, e Sofia Câmara, psicóloga 

há 18 horas

Até ao fim do mês de maio estes 3 signos vão ser abençoados com muita sorte (e dinheiro)

há 1 dia

Os astros avisam: a partir de hoje a riqueza em forma de euros chega para estes 3 signos 

há 1 dia

Tem o hábito de usar o Whatsapp? Há uma coisa que convém saber: sempre que fizer isto os seus contactos recebem uma notificação

há 1 dia

Sabia que é possível ter direito a mais de 22 dias de férias por ano? Descubra em que casos

há 1 dia

Estes 6 hábitos parecem inofensivos mas estão a envelhecer o seu cérebro. Pare (já) com eles

há 1 dia

Gosta de viajar mas detesta andar de avião? Saiba que há um lado ideal para conseguir dormir. Descubra qual e porquê

há 1 dia

Estes 3 signos vão encontrar uma nova forma de rendimento (e mais dinheiro), revelam os astros

há 1 dia

A melhor companhia aérea (da Europa) para viagens com animais de estimação é portuguesa

há 2 dias

Gosta de sair à noite? Há três bares portugueses entre os melhores da Europa

há 2 dias

Portugal tem uma das cidades costeiras mais bonitas da Europa, mas também tem a mais feia. Adivinha qual é?

há 2 dias

Encomendas esquecidas ganham nova vida: saiba onde e quando

há 2 dias

Esta é a melhor cidade do mundo para viver: não fica (muito) longe de Portugal

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.