Partilhar

Ikigai: o conselho japonês para se levantar mais cedo e melhor

Chama-se “ikigai” e é um conceito oriental que visa projectar a sua vida, para ser mais feliz.

15 Março 2021
Forever Young

A maior batalha diária pode ser levantar todas as manhãs. Não importa o quão preguiçoso seja ou que não tenha de se levantar cedo, o sono vence. É algo inevitável. As pestanas colam-se aos olhos e conseguir acordar é uma tarefa hercúlea para muitas pessoas, diariamente.

O “Ikigai” é um conceito japonês associado a um bom despertar, em que a pessoa se sente descansada, renovada e pronta para enfrentar o dia.

Definido como “o motivo pelo qual acorda todas as manhãs”, o “ikigai” também representa a qualidade de encontrar satisfação com conforto. A palavra é composta por dois caracteres: “iki” (vida) e “kai” (o resultado de uma determinada acção), como explica o bloguer espanhol Héctor García no livro “Ikigai: o segredo japonês de uma vida longa e feliz”.

Em qualquer dos casos, de acordo com The Independent, o “ikigai” simboliza não perder o propósito ou o rumo na vida, nem o entusiasmo pelas coisas que nos emocionam e nos fazem felizes.

Outro dos usos curiosos que a palavra tem dentro da cultura japonesa é referir-se a ela como a reforma. Na ilha japonesa de Okinawa vive uma população com características de longevidade, em que os habitantes consideram ter sempre desfrutado de uma vida longa e satisfatória.

Portanto, se aplicarmos o termo na hora de nos levantarmos, todas as manhãs, talvez o “ikigai” ajude a levar a cabo a transformação para uma pessoa activa e sem preguiça matinal.

Segundo Ken Mogi, neurociêntista e autor do livro “Awakening Your Ikigai” (“Acorde o seu Ikigai”, em inglês), as principais características do “ikigai” são aceitar-se a si mesmo, estar ligado aos outros e à Natureza, assim como encontrar alegria em pequenas coisas. E aprender a doutrina do ‘ikigai’ não precisa envolver mudanças monumentais na sua rotina ou no seu modo de ser. Através de algumas acções simples, é possível aumentar a energia diária.

 

Pratique exercício
Aplicar o “ikigai” ao exercício é encontrar a actividade física que mais gosta e com a qual obtém mais prazer. E isso não implica ter que sofrer ou acordar muito cedo para ir a aulas de “spinning” às seis da manhã… Em vez disso, pode tentar fazer yoga na sala de estar, sair para uma caminhada ou mesmo dançar enquanto toma o pequeno-almoço.

Todos sabem que uma atitude positiva tem bons resultados. E isso é provado na cultura japonesa com a rotina de aquecimento matinal conhecida como “Radio Calistenia”. Durante as férias de Verão, é muito comum entre as crianças japonesas que frequentam a escola primária, levantarem-se muito cedo para realizar exercícios. Trata-se de um aquecimento muscular que fazem enquanto ouvem música e seguem as instruções dadas pela rádio.

Seja a passar cinco minutos a dançar, a fazer movimentos ao som da rádio ou a ir ao ginásio, já é suficiente.

 

Um pequeno-almoço abundante
A correria diária muitas vezes faz com que a primeira refeição do dia acabe por ser algo curto e rápido. No entanto, desfrutar de um pequeno-almoço saboroso pode fornecer ânimo e dinâmica. Segundo Ken Mogi, “não importa em que zona do mundo se encontre, se adquirir o hábito de comer os seus alimentos favoritos na primeira hora do dia, libertará dopamina, a hormona da felicidade e do entusiasmo”.

Isso não significa que tem de se esforçar para cozinhar um pequeno-almoço digno de Instagram. Se tem à sua espera um pequeno-almoço delicioso é mais provável que deixe o conforto dos lençóis assim que o estômago começar a roncar.

 

Um encontro social fortuito ou inesperado
A ideia de encontrar um amigo para tomar um café no início do dia poderá trazer enormes benefícios. Se, ao invés, for directamente trabalhar, o que implica acordar para passar oito ou nove horas no escritório, é provável que não tenha entusiasmo para começar o dia com energia. Além disso, ao regressar exausto a casa, é muito possível que os dias passem e sua vida social diminua.

Um dos pilares do “ikigai” é permanecer conectado com os outros. Arranjar tempo para encontrar alguém importante para si pode fazer maravilhas pelo seu humor. Mesmo que não tenha tempo para se sentar para uma conversa mais profunda, pode sempre enviar uma mensagem rápida a desejar um bom dia.

Pense nas coisas que podem fazê-lo feliz, e avance sem receio.

 

 

Mais Recentes

Skincare e maquilhagem num 2 em 1: venha descobrir Skin Illusion

há 7 horas

«É uma injustiça, pois é», já dizia Calimero: estes são os signos mais incompreendidos

há 7 horas

Simples e infalível: descubra o truque para fazer arroz no micro-ondas

há 8 horas

10 dicas para um estilo de vida saudável quando se entra nos 50 anos

há 8 horas

Nunca cometa estes erros na cozinha: a sua saúde vai agradecer

há 8 horas

Se tem mais de 65 anos e gosta de caminhar siga este plano de um mês

há 9 horas

Se tem dúvidas venha esclarecer: estas são as características das pessoas atraentes

há 9 horas

Doença Bipolar: «Não há nenhum tratamento que a cure por completo», Jacinto Azevedo, psiquiatra

há 9 horas

Opinião: «A importância da atividade física para a saúde do fígado», Paula Peixe, médica

há 10 horas

Saiba como economizar o consumo de energia usando a mudança da hora

há 10 horas

Descobrimos o creme da Mercadona perfeito para tratar os sinais de envelhecimento: custa 5 euros

há 10 horas

Óbito: Morreu o ex-ministro da Saúde e médico Paulo Mendo

há 11 horas

Reduza a conta de água esta primavera com este truque simples 

há 11 horas

O enlatado recomendado pelos nutricionistas: baixo em calorias e cheio de antioxidantes

há 11 horas

Ovos escondidos e sabores revelados: vai ser assim este almoço de Páscoa

há 12 horas

Tunísia mais próxima dos viajantes portugueses e esta é a razão

há 12 horas

Rede Trofa Saúde inaugura clínica em Marco de Canaveses

há 12 horas

Um brunch buffet e uma caça ao ovo: neste hotel a Páscoa é em família

há 12 horas

O Majestic Princess sai de doca seca com novos e renovados espaços

há 12 horas

A primavera chegou e estas são as flores ideais para ter em casa

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.