Caso tenha acabado de comprar um dos novos modelos iPhone de última geração ou caso já use um há vários anos, o mais provável é que não esteja a utilizar o seu aparelho até aos limites das suas capacidades.
Tal como a ideia – já comprovadamente incorreta – de que os humanos apenas utilizam cerca de 10% da sua capacidade cerebral, é natural que também as capacidades do seu iPhone não esteja a ser totalmente aproveitadas.
Sobretudo dadas as centenas de novas funcionalidades e constantes novas actualizações de softwares, é quase impossível saber exatamente tudo o que o seu aparelho é capaz de fazer.
Eis 5 truques e dicas pouco conhecidos pelos consumidores Apple.
- Criar vibrações personalizadas
Não seria ótimo conseguir perceber imediatamente quem lhe está a ligar, simplesmente pelo o estilo de vibração do seu iPhone? Sim, é possível.
Na app dos Contatos, selecione a pessoa em questão e escolha Editar. Selecione Toque de Telemóvel e pressione a opção Vibração. A partir daqui poderá escolher a ferramenta de criação de vibração e customizar o comportamento do seu telefone.
- Transforme e books em audiobooks
O iPhone tem inúmeras opções de Acessibilidade. Uma delas chama-se Speak Screen e permite que o dispositivo “leia” em voz alta qualquer texto apresentado no écran.
Apesar de ser algo pensado para pessoas com deficiências na sua visão, pode igualmente ser extremamente útil se quiser transformar um e book em audiobook. Sobretudo se quiser aceder a este tipo de conteúdo escrito enquanto conduz ou corre, esta poderá ser uma ótima solução.
Para ativar vá a Definições | Geral | Acessibilidade | Voz e ative o Speak Screen
- Abanar para eliminar
Ao escrever numa qualquer app (como o Mail, Mensagens ou Notas) ou quando utiliza ferramentas de edição (corte, copiar e colar) pode abanar o seu iPhone para apagar o que escreveu. Abane novamente para voltar atrás.
Esta é uma solução bem mais rápida do que manter e pressionar o botão de Apagar até que todo o texto desapareça.
Para ativar vá a Definições | Geral | Acessibilidade | Abanar para desfazer
- Ativar facilmente códigos QR
Antigamente era necessário utilizar uma app especifica sempre que desejava ativar um código QR. Hoje em dia, os mais recentes iPhones já permitem fazer isto sem ter que usar uma app dedicada.
Para ativar um código QR basta abrir a sua app normal de fotografia e apontar o iPhone ao código. O software no aparelho irá rapidamente identificar o padrão e abrir o site ou ação correspondente.
- Acompanhar um voo
Uma viagem aérea pode ser tão stressante para o passageiro, como para a pessoa que terá que o ir buscar ao aeroporto. Felizmente com um iPhone pode simplesmente colocar o número do voo na barra de endereço do Safari e ver aparecer todos os detalhes relativos a essa viagem.
Ao carregar nos resultados irá não apenas ver uma lista atualizada dos horários dos voos e estados de chegada/partida, como também terá a possibilidade de ver um mapa em tempo real de onde se encontra o avião.