Partilhar

Não tem uma boa relação com o seu irmão? Saiba como lidar com a situação

Com facilidade uma relação familiar pode tornar-se numa relação tóxica.

5 Fevereiro 2020
Forever Young

Desde sempre que nos é transmitida a ideia de que independentemente daquilo que nos acontecer, teremos sempre a família do nosso lado. Serão estas pessoas mais próximas de nós, do nosso sangue, que “estarão lá” para nos apoiar e ajudar nos momentos mais exigentes.

No entanto, como sabemos, todas as famílias são diferentes. Os laços familiares podem ser extremamente complexos, e as relações entre os diferentes membros podem com facilidade tornar-se distantes e pouco saudáveis. As dinâmicas entre irmãos são provavelmente algumas das mais dinâmicas e complexas de gerir ao longo da vida.

Mesmo no caso de irmãos que durante a infância sempre foram próximos, estas relações podem degradar-se, sobretudo a partir da fase adulta. As personalidades podem “chocar” e podem surgir rivalidades difíceis de gerir. Existem inúmeros outros fatores que podem contribuir para uma relação pouco saudável entre irmãos: abuso emocional, competição pela atenção ou a morte de um ou dos dois pais. Tudo isto pode gerar um afastamento difícil de resolver.

Uma relação tóxica com um irmão – que lhe provoque um enorme mal-estar e desgaste emocional – pode requerer que tome a complicada decisão de se afastar. Isto não significa que esteja a desistir por completo do seu irmão; significa apenas que reconheceu que esta é uma situação sem solução e que o melhor a fazer será proteger-se.

Eis alguns conselhos para gerir esta situação e perceber se está na altura de se afastar (ou não).

  1. Pare de justificar o comportamento negativo do seu irmão

É habitual que em muitos casos as pessoas procurem desvalorizar certos comportamentos negativos e tóxicos de um irmão, apenas para garantir a estabilidade familiar. Procuramos sempre manter a paz no seio familiar. No entanto caso as atitudes do seu irmão estejam a ultrapassar os limites e comecem a afetar o seu bem-estar, então estará na hora de comunicar os seus sentimentos e explicar que necessita de se afastar.

  1. Perceba se o afastamento é a única solução

“Estou a afastar-me de “cabeça quente” ou isto é algo que tenho vindo a ponderar ao longo do tempo?” É importante que perceba se está a afastar-se pelas razões certas e não apenas por um impulso. Perceba que a sua decisão irá afetar também a sua família e poderá danificar outras relações.

A relação ainda poderá ser salva ou é mesmo necessário um corte decisivo? Terá que analisar cuidadosamente qual será a resposta a esta pergunta. O importante é que se sinta confiante e em paz com qualquer que seja a sua decisão.

  1. Decida se pretende um afastamento temporário ou permanente

Esta má relação e estes desentendimentos podem ser resolvidos com um afastamento temporário ou será mesmo necessário um “corte” absoluto e sem termo? Pense no seu futuro sem o seu irmão e perceba como isso o faz sentir. Caso deseje um dia voltar a estabelecer uma relação saudável, então prepare-se para ouvir a perspetiva do seu irmão e para partilhar alguma da culpa.

Infelizmente, em casos extremos, pode ser quase impossível solucionar uma relação tóxica. Aqui provavelmente o melhor para si e para o seu bem-estar será afastar-se permanentemente, sem sentir nenhuma culpa ou ressentimentos.

  1. Não espere um pedido de desculpa ou uma mudança repentina de comportamento

Apesar de para si, passado um tempo, poder ser possível perdoar as coisas erradas que o seu irmão fez e seguir em frente, isso não significa que o seu irmão sinta o mesmo. Infelizmente não deve esperar que subitamente a situação se transforme positivamente. Poderá demorar anos até que o seu irmão esteja interessado em estabelecer uma relação mais positiva ou isto pode até nunca acontecer. Aceite a decisão dele e avance com a sua vida.

  1. Comunique os seus sentimentos

É fundamental que não guarde todos estes sentimentos e emoções apenas dentro de si. Seja com um amigo, colega ou psicólogo é fundamental e recomendável que partilhe com outra pessoa as suas emoções. Ao expressar os seus sentimentos irá estar a validar e clarificar o seu pensamento.

Mais Recentes

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 6 minutos

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 19 minutos

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 25 minutos

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 48 minutos

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 51 minutos

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 1 hora

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 1 hora

Zona: cerca de 63 mil portugueses foram diagnosticados com a doença no último ano

há 2 horas

Cartão de Cidadão: esclareça todas as dúvidas e saiba como renovar, levantar, cancelar ou ativar

há 2 horas

Se está reformado esta noticia interessa-lhe e muito: sabe se os seus descontos estão certos? Verifique aqui

há 2 horas

Da China a Portugal: esta palavra é universal, sendo compreendida em todo o mundo

há 2 horas

Já ouviu falar em “deepfake” ou em “woke”? Conheça as palavras inglesas que marcam a história dos últimos 90 anos

há 3 horas

Celebre Um Natal Inesquecível Com as Sugestões Da Chicco

há 3 horas

Gostava de fazer algumas perguntas ao Papa? Basta enviar para o Vaticano que Francisco responde na nova revista mensal

há 3 horas

Escola Nacional de Saúde Pública lança Knowledge Center e Rede Portuguesa de Ciência da Implementação

há 3 horas

VIH: Portugal registou 120 novos casos em 2023

há 3 horas

Vila Galé com preços desde 69 euros

há 2 dias

Este sumo muito especial ajuda a rejuvenescer: vamos não só revelar qual é, como desvendar como o fazer

há 2 dias

Um alerta a ter em conta: se tem as mãos e os pés sempre frios convém saber o motivo

há 2 dias

Exercício ao ar livre no inverno? Sim, mas com certos cuidados

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.