Nem todos os alimentos são extremamente populares e amplamente conhecidos. Se é certo que alguns ganham um forte protagonismo, a verdade é que outros continuam a ser pouco discutidos – apesar de, em alguns casos, serem tão ou mais nutritivos que a “concorrência”.
O Agrião é um desses poderosos alimentos que continuam a passar despercebidos. Com um toque ligeiramente picante e um sabor característico, o agrião é um alimento bastante versátil que pode ser usado em diversos tipos de pratos. Saladas, sopas e sumos são apenas alguns dos usos mais comuns.
[Leia também: 10 alimentos que não deve guardar (nunca) no frigorífico]
Este vegetal, cultivado um pouco por todo o Mundo, é considerado uma fonte rica em nutrientes e vitaminas B, A, C e K. A sua composição inclui ainda importantes minerais como o potássio, o ferro, cálcio e fósforo.
Importante no combate a infeções e na facilitação do processo digestivos, o agrião é um antioxidante que deve acrescentar à sua dieta. Eis alguns dos seus principais benefícios.
Benefícios do agrião
- Reduz a pressão arterial
Os altos níveis de potássio, cálcio e magnésio permitem ajudar na redução da pressão arterial e prevenindo, assim, complicações associadas a doenças cardiovasculares.
- Protege a saúde dos seus olhos
Os carotenoides presentes no agrião são fundamentais para proteger o bem-estar dos seus olhos e evitar a degradação da saúde ocular. Os altos níveis de vitamina C podem ser também importantes na redução do risco de cataratas
- Ossos e músculos fortes
A vitamina K é importante para assegurar a correta absorção do cálcio pelo o organismo. Este mineral é determinante para o desenvolvimento muscular e para proteção dos ossos, sobretudo ao longo do envelhecimento.
- Ajuda a emagrecer
A sua composição baixa em calorias e rica em nutrientes, permite que o agrião ajude a proporcionar saciedade mais facilmente. Isto assegura que acaba por comer menos quantidades, sem diminuir a quantidade de nutrientes ingerida.
- Acalma problemas respiratórios
O seu efeito anti-inflamatório e antioxidante, permite diminuir o impacto negativo dos sintomas de problemas respiratórios como a asma, a rinite, a bronquite e sinusite. Ao reforçar o sistema imunológico, o agrião é ainda capaz de prevenir gripes e constipações.
- Previne a diabetes
Um dos maiores benefícios associados ao consumo de agrião é o facto de este ser capaz de auxiliar o correto controlo dos níveis de açúcar no sangue. As suas propriedades nutricionais ajudam a diminuir a glicose, prevenindo assim a diabetes.
[Leia também: Toda a verdade sobre… a Aloé Vera. Conheça os seus benefícios e propriedades únicas]