Toda a verdade sobre… a Aloé Vera. Conheça os seus benefícios e propriedades únicas

Esta conhecida espécie de planta pode ser extremamente útil para cuidar tanto da sua saúde como da sua beleza.

A Aloé Vera é uma planta medicinal usada há largas centenas de anos. Habitualmente recomendada para curar lesões na pele e certas inflamações, a Aloé Vera é ainda conhecida por ter inúmeros outros benefícios para a sua saúde e bem-estar.

Segundo reza a história, diz-se que já Cleópatra utilizava o gel extraído desta planta para se proteger dos intensos raios de sol do Antigo Egipto, protegendo assim a sua beleza e juventude.

Esta planta conhecida por conter grandes quantidades de água nas suas folhas, passou a ser um dos ingredientes mais usados pela indústria cosmética, farmacêutica e alimentar. Tem um valor de mercado global anual estimado em mais de 13 mil milhões de dólares.

[Leia também: A idade não perdoa. Cuide da sua pele com estes ingredientes naturais]

O gel que habitualmente associamos a esta planta contém inúmeras substâncias benéficas, vitaminas, minerais e antioxidantes, fundamentais para o seu bem-estar. Eis alguns destes principais benefícios:

Efeito antioxidante e antibacteriano

O gel presente nas folhas de Aloé Vera contém fortes antioxidantes, fundamentais para garantir o correto funcionamento do seu organismo. Estes pertencem a uma família de substâncias conhecidas por “Polifenóis”, particularmente úteis no combate a infecções.

Acelera o tratamento de queimaduras

Habitualmente o Aloé Vera é usado como medicação tópica, aplicada sob a pele, e não tanto como um ingrediente comestível. A verdade é que está comprovado os benefícios da sua aplicação no tratamento de diversas lesões da pele, em particular nas queimaduras.

Os estudos parecem indicar que o Aloe Vera pode ajudar a reduzir em 9 dias o tempo que demora a curar uma determinada queimadura, quando comparado com a medicação tradicional.

Reduz a placa bacteriana

A degradação da saúde oral e as doenças nas gengivas são algumas das condições médicas mais comuns, sobretudo junto da população mais envelhecida.

Uma das melhores formas de assegurar o bem-estar da sua saúde oral é reduzir a formação da placa bacteriana nos seus dentes. Ora, os estudos indicam que os líquidos 100% Aloé Vera são extremamente eficazes na eliminação destas bactérias indesejadas.

Ajuda no tratamento de aftas

Todos já passamos pela desagradável experiência de ter uma afta no interior da nossa boca que nos causa um enorme desconforto. Os produtos Aloé Vera podem ter aqui um importante papel no aliviar e tratamento de alguns destes sintomas. As propriedades benéficas deste gel ajudam a reduzir tanto a dimensão das aftas como a dor provocada pelas mesmas.

Trata a prisão de ventre

Neste caso não é o gel, mas sim o resíduo amarelo laxante que existe no interior da folha de Aloé Vera. Esta substância amarelada não é, no entanto, recomendada para uso de grávidas ou para pessoas que sofram de hemorróidas pois pode causar o seu sangramento.

Melhora o aspecto da pele e previne as rugas

Alguns estudos parecem indicar que o gel da Aloé Vera pode retardar o envelhecimento da pele. Isto acontece porque a aplicação desta substância parece fazer aumentar a produção de colageno e melhorar a elasticidade da pele.

O Aloé Vera é também extremamente útil para a redução da vermelhidão da pele e para assegurar uma maior hidratação das células cutâneas.

 

[Leia também: Toda a verdade sobre a Quinoa. Conheça os seus benefícios e propriedades únicas]

 

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
Loading...