Cuidar de um animal é uma das experiências mais gratificantes, educacionais e instrutivas que podemos ter ao longo da nossa vida. Ser responsável pelo bem-estar de um outro ser vivo é uma missão que deve ser ponderada cuidadosamente. Devemos estar cientes do nível de responsabilidade que nos será exigido e estar preparados para assegurar uma vida confortável ao animal.
Os cães parecem dominar a atenção dos seres humanos e muitos são os amantes desta espécie animal. No entanto os gatos são igualmente uma criatura fascinante, amorosa e em muitos casos melhor preparada para se adequar ao nosso estilo de vida citadino. São bastante diferentes dos cães e têm necessidades muito específicas que devem ser respeitadas.
Se tem um gato em sua casa – ou pretende adotar um – então saiba que existem algumas questões que deve assegurar, como forma de garantir que o seu gato viva da melhor forma possível. Eis alguns importantes conselhos que a especialista animal Karen Wu recomenda a todos os donos.
- Crie um espaço indoor seguro e relaxado
Os gatos tendem a ser criaturas mais independentes que necessitam de ter o seu próprio espaço. Longe de grandes confusões ou sons, é aqui que irão relaxar. Procure criar um espaço ideal exclusivo para o seu gato, um local confortável, alto, para o qual possam subir e onde possam observar os outros. Se tiver mais que um gato, é recomendado que cada um deles tenha o seu próprio espaço individual.
- Mantenha o seu gato hidratado
Pode ser necessário que encoraje o seu gato a beber água com frequência. Alguns destes animais revelam pouco interesse em beber a água que se coloca na tigela. Uma boa alternativa pode ser uma pequena fonte de água, visto que os gatos apreciam percursos naturais de água. A comida húmida é ainda uma outra forma suplementar de conseguir oferecer alguma hidratação extra.
- Caixa de areia limpa e confortável
Os gatos podem criar uma relação esquisita com estas caixas de areia. É recomendado que escolha uma “casinha” espaçosa e arejada que permita estimular os instintos naturais do animal. Coloque esta caixa numa área mais remota e escondida da casa. Os gatos apreciam a descrição. Limpe com frequência, remova os dejetos diariamente, substitua a areia uma vez por semana e lave a caixa uma vez por mês.
- Postes ou objetos para arranhar
A melhor forma de prevenir que o seu gato arranhe os sofás e as mobílias? Invista em postes arranhadores capazes de conquistar a atenção do seu animal. Estes objetos são fundamentais para garantir que as garras não são afiadas em locais impróprio. Coloque estes postes junto às áreas de descanso do animal.
- Plantas não-tóxicas para mastigar
Tal como o arranhar, também o mastigar é um hábito frequente dos felinos. No entanto isto pode causar alguns problemas, dado que o animal terá tendência a mastigar certas plantas ou tipos de relva que podem ser tóxicos. Compre uma planta especifica “desenhada” para este feito que consiga garantir a segurança e bem-estar do seu gato.
- Encoraje a brincadeira
É fundamental que promova a atividade física do seu animal. Eles desejam ser estimulados e estão sempre interessados em brincar um pouco consigo. Compre alguns brinquedos e objetos pensados para entreter este tipo de animal. Não se esqueça, no entanto, que eles se aborrecem com facilidade, assim é recomendado que vá trocando com frequência a sua seleção de brinquedos. De resto evite usar as suas mãos ou pernas para simular brincadeiras de caça. Este hábito apenas vai garantir que o seu gato demonstre agressividade para com outros seres humanos.