O Prémio Cinco Estrelas Regiões acaba de anunciar os vencedores da sua 6ª edição. Com o objetivo de avaliar e reconhecer o que de melhor se faz de Norte a Sul de Portugal, o galardão premeia ícones regionais, como praias, aldeias e vilas, monumentos ou cozinha tradicional, além de avaliar as marcas regionais que se distinguem pela sua qualidade.
Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, em que a gastronomia tem sido rainha, as paisagens portuguesas estiveram em grande destaque, com cerca de 40 vencedores, entre Praias, Serras e Montanhas, Reservas, Paisagens e Barragens e Aldeias e Vilas. Alguns exemplos são: a Praia do Fogo, nos Açores; a Aldeia de Drave, no distrito de Aveiro; a Serra de Monchique, no Algarve; a Barragem de Montargil, no alto Alentejo, entre outros. Seguem-se as delícias gastronómicas com a Doçaria Regional e a Cozinha Tradicional, de que são exemplo os Travesseiros de Sintra (distrito de Lisboa) e as Francesinhas (Porto), respetivamente; o Artesanato, como a Filigrana (Viana do Castelo), os Monumentos, como o Castelo de Leiria, os Museus, como o Museu dos Descobrimentos (Castelo Branco) e as Festas, Feiras e Romarias, como a Ovibeja (Beja).
Para a identificação dos vencedores, estiveram envolvidos 436.000 consumidores, que avaliaram mais de 900 marcas, através da metodologia do Prémio Cinco Estrelas. Destas, apenas 116 conseguiram provar a sua excelência e conquistar o Prémio.
Para conhecer a lista completa dos ícones regionais e marcas vencedoras consulte https://r.cinco-estrelas.pt/.