Partilhar

Óbito: Morreu Olga Vasconcelos, a primeira mulher jornalista no Porto

Tinha 79 anos

11 Abril 2023
Sandra M. Pinto

Faleceu Olga Vasconcelos, antiga jornalista do JN e a primeira mulher jornalista nas redações do Porto, avança ao Jornal de Noticias

«Foi, também, a primeira mulher em Portugal membro do Instituto Internacional de Imprensa, seguindo-se a Francisco Pinto Balsemão. Tinha 79 anos e não resistiu a doença prolongada», avança a publicação.

Olga Vasconcelos era casada com Fernando Martins, ex-diretor adjunto do JN, com quem teve cinco filhos. «Sempre “atenta à realidade”, gostava “muito de reportagens e o noticiário internacional também a atraía muito”, recorda o marido, salientando o pioneirismo da esposa. “Parece que já tinha no sangue ser uma pioneira. Foi a primeira mulher jornalista no Porto e a mãe foi a primeira mulher a advogar no Porto”».

«A primeira mulher jornalista no Porto ainda cursou Direito (estava no quarto ano e só ficaram por completar duas cadeiras), antes de se render à profissão. Entrou no Jornal de Notícias em 1971, “ainda no tempo da censura, em que a informação era muito controlada”, após frequentar um pequeno estágio no jornal brasileiro O Globo, no Rio de Janeiro», revela o JN.

“Não foi fácil, mas não teve grandes problemas. A nossa redação era muito sui generis, era muito, como se diz agora, resiliente”, diz Fernando Martins ao JN.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 2 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 3 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 4 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 5 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 6 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 7 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 8 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.