Independentemente de gostarmos ou não, praticamente todos conhecemos os restaurantes McDonald`s. É praticamente impossível conhecer alguém que nunca tenha provado pelo menos uma vez um hambúrguer desta popular cadeia de fast food. O seu logotipo é uma das marcas mais reconhecíveis de todo o sempre.
A verdade é que esta multinacional se expandiu globalmente ao longo da sua história. Com origem nos Estados Unidos da América, rapidamente começou a sua internacionalização. Atualmente está presente em mais de 120 países através de 38,695 restaurantes países espalhados um pouco por todo o mundo. Apesar de manter sempre a mesma clássica linha de produtos é habitual que dependendo da cultura e do pais sejam feitas algumas alterações ao menu para agradar aos consumidores locais.
No entanto nem sempre este esforço é bem sucedido. Existem alguns lugares e países que simplesmente (e surpreendentemente) nunca receberam bem os produtos da insígnia McDonald`s. Nestes casos raros a marca foi obrigada a fechar os seus restaurante e a abandonar a região.
Conheça alguns destes exemplos e as razões que ajudaram a explicar esta situação.
[Leia também: Do Hula Burguer ao McSpaghetti. Estes são os maiores fracassos dos restaurantes de fast food]