A temperatura mais alta alguma vez registada de uma forma viável no nosso planeta. Isto é o que diversos especialistas acreditam ter acontecido no último domingo, por volta das 15h41 na região de Death Valley (Vale da Morte) na Califórnia, EUA.
Sendo certo que este valor ainda terá que ser analisado, revisto e confirmado pelo Serviço Meteorológico dos Estados Unidos a verdade é que se pode transformar na “leitura” mais quente desde 1913.
[Leia também: Pode uma simples caminhada transformar-se numa sessão de terapia?]
O Vale da Morte sempre foi conhecido por ser uma região de extremos, caracterizada pelo seu tempo seco e quente. Este parque nacional localiza-se entre o estado de Nevada e Califórnia, sendo um dos maiores de todo o continente americano, composto sobretudo por uma paisagem árida e desértica.
No auge do Verão é habitualmente um dos locais mais quentes do Mundo, comparável a alguns dos principais desertos do Médio Oriente.
Eis 5 factos sobre um dos locais mais inacreditáveis do planeta Terra.
- O Vale da Morte é o local de menor altitude na América do Norte
A Bacia de Badwater do Vale da Morte é o ponto de menor altitude na América do Norte, a 86 m abaixo do nível do mar. Este ponto fica 136,2 km a leste-sudeste de Monte Whitney, o ponto mais alto nos Estados Unidos contíguos, com uma altitude de 4.421 m. Ao visitar esta Bacia muitos confundem o solo branco com neve, no entanto esse tom mais claro é na verdade uma vasta camada de sal que cobre todo o vale.
- Algumas das rochas movem-se ao longo do vale
A Racetrack Playa é um dos maiores mistérios de todo o Parque Nacional do Vale da Morte na Califórnia. Nesta área estão espalhadas um conjunto de rochas que deixam um rasto com a passagem do tempo. Ao longo dos anos ninguém parecia compreender o que justificava este movimento, até que em 2014 um conjunto de investigadores descobriu a estranha razão. Sempre que este local se inunda com água, o solo acaba por congelar durante a noite. Na manhã seguinte, com a força do vento e o descongelar do solo, as rochas soltas parecem mover-se ao longo do piso escorregadio.
- Se estiver atento é capaz de ouvir o “canto” das areias
Apesar de as dunas de areia corresponderem apenas a uma pequena parte do Vale da Morte, a verdade é que estes fenómenos da natureza oferecem uma das vistas mais memoráveis. No topo das dunas de Eureka é possível experienciar um dos fenómenos mais estranhos do deserto. Por vezes, ao derrapar pelas estepes as areias produzem um som semelhante a uma nota grave de um piano de igreja. Esta situação é causada pela fricção dos grãos de areia que acabam por produzir uma incrível melodia. Um verdadeiro som da natureza!
- Pode ver uma galáxia muito distante no parque
Se é um fã da saga Star Wars e sempre desejou viajar até Tatooine, então saiba que essa possibilidade é mais provável do que pode ter imaginado. A zona de Artists Drive é uma inacreditável área rochosa composta por pequenas formações e depósitos naturais de metais já oxidados que apresentam tons verdes, azuis e roxos, revelando uma verdadeira palete de cores. Para além dos filmes da Star Wars outros projetos como Spartacus ou Twillight Zone filmaram neste local.
- O Curso de Golf do Diabo não foi pensado para a prática desportiva
Umas das paisagens mais coloridas de todo o Parque Natural pode ser observada em Devils Golf Course. Esta corresponde a uma área em que o solo está tão erodido e irregular que literalmente apenas o Diabo poderia considerar jogar aqui golfe – daí o nome desta localidade. Caso esteja atento pode quase conseguir ouvir o som dos milhões de cristais salinos que se expandem e contraem constantemente devido ao calor intenso que se faz sentir. As formações salinas formam um terreno que consegue ser simultaneamente delicado e dramático. Não se esqueça de trazer a sua câmara!
[Leia também: 20 dicas para o ajudar a dormir quando está (muito) calor]