Na capital é possível visitar o Palácio Budavári, também conhecido como Castelo de Buda, antiga residência real e um dos mais importantes centros culturais de Budapeste, também declarado Patrimônio da Humanidade . No palácio estão a Galeria Nacional Húngara , o Museu de História de Budapeste e a Biblioteca Nacional .
Castelo Real de Grassalkovich
Localizado a apenas 30 quilómetros de Budapeste, em Gödöllő, está o Castelo Real de Grassalkovich, um dos mais belos castelos barrocos da Hungria. O romântico e aparentemente interminável parque do castelo convida a visitá-lo de longe e, ao chegar à entrada, é impossível não ficar maravilhado com as suites reais brancas e douradas ou com o teatro do castelo.
Castelo Esterhazy
Um pouco mais longe, a 70 quilómetros e 50 minutos de carro de Budapeste, o Castelo Esterházy , do barroco tardio , situado nas margens do Lago Öreg em Tata, foi restaurado. Renovado em 2020, o interior autêntico do casarão revela a arquitetura da época e revive os tempos em que os membros da família Esterházy percorriam os corredores do edifício.
A mansão Dég Festetics
Outra famosa família nobre húngara, os Festetics, um dos maiores proprietários de terras da Transdanúbia durante o século XVIII, mandou construir a mansão Dég Festetics entre 1810 e 1815 . Localizado a uma hora de carro de Budapeste, é um dos primeiros castelos neoclássicos da Hungria e serviu de modelo para o futuro Museu Nacional e muitos outros edifícios na Hungria.
Palácio Karolyi
Na fronteira nordeste da Hungria, não muito longe da famosa região vinícola de Tokaj, fica o Palácio Károlyi . A torre octogonal especial do palácio destaca-se entre os outros castelos do país. O palácio, rodeado pelas florestas Füzérradvány, preserva a atmosfera do seu tempo.