<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

É pedido aos portugueses para doarem sangue antes de irem de férias

20 Julho 2023
Forever Young

Se puder, dê sangue

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou hoje à população para dar sangue antes de ir de férias e numa altura em que o país vai receber milhares de jovens para a Jornada Mundial da Juventude, avança a Lusa.

“Todos os dias são necessárias 1.000 unidades de sangue – Dê sangue neste verão” é o mote da campanha de sensibilização que a FEPODABES promove a partir de sexta-feira.

Em comunicado, a Federação destaca que nesta época os níveis das reservas de sangue são normalmente reduzidos, mas que este ano essa necessidade ainda é mais crítica com a vinda de mais de um milhão de jovens para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que irá decorrer em Lisboa, de 01 a 06 de agosto.

Nesse sentido, diz a Federação, “é crítico aumentar as reservas de sangue dos diferentes grupos sanguíneos”.

“Aproveitando que o país vai receber jovens vindos de inúmeros países, é importante que todos os cidadãos, mas em particular os jovens nacionais façam a sua dádiva por forma a prevenir necessidades inesperadas”, diz o presidente da FEPODABES, citado na nota.

Alberto Mota sublinha a importância de a população dar sangue nesta altura do ano, lembrando que “os doentes hospitalizados não vão de férias”.

No âmbito da campanha de sensibilização, a Federação vai distribuir material informativo na cidade de Lisboa em ‘outdoors’, desdobráveis informativos, cartazes e publicação de vídeos de apelo a dádiva de sangue.

No fim de semana passado, o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, organizou uma campanha de dádiva de sangue, para aumentar as reservas durante a Jornada Mundial da Juventude, ao mesmo tempo que promoveu a segurança rodoviária no verão.

Também o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, apelou à dádiva de sangue devido a uma “tendência preocupante de diminuição” e por recear que os “constrangimentos” piorem na fase de férias.

Na segunda-feira, a secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, disse que entre 2008 e 2021 “notou-se uma redução das dádivas” em Portugal, mas sem nunca atingir uma situação de rutura, uma tendência que se inverteu na altura da pandemia, com o país a estar, desde então, com “dádivas em crescendo e com períodos de grande estabilidade”.

Além de no verão se registar habitualmente menos dádivas, a que se junta a Jornada Mundial da Juventude, no início de agosto, este ano “está a haver um esforço adicional com as associações de dadores de sangue” para garantir reservas mais elevadas, referiu Margarida Tavares.

As condições essenciais para ser uma pessoa dadora de sangue são ter entre 18 e 65 anos – idade limite para a primeira dádiva é 60 anos -, ter peso igual ou superior a 50 quilos e estar saudável.

Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), os hospitais portugueses necessitam diariamente de 1.100 unidades de sangue e componentes sanguíneos.

Mais Recentes

Adoce o seu fim-de-semana com este chocolate: vem do Dubai mas já está em Portugal (e é ainda melhor)

há 3 horas

Quer mais (e melhor) sexo? Beba e dê a beber estes chás

há 3 horas

Até ao fim de maio estes signos vão encontrar o amor (da sua vida)

há 3 horas

Análise deteta cancro em pessoas sem sintomas

há 4 horas

Descobrimos o segredo da felicidade e queremos partilhá-lo consigo

há 4 horas

Cientistas preveem o fim do mundo: «o universo pode desligar mais cedo do que o esperado», garantem

há 4 horas

Gosta de tomar o seu café calmamente? Atenção: pode ficar muito mais caro (tudo depende do tempo)

há 5 horas

Supermercado implementa medida sem precedentes para a carne devido a sérias preocupações com o bem-estar 

há 5 horas

Quando vai às compras compra mais do que o previsto? Este é o truque (secreto) da Mercadona para vender mais

há 5 horas

Autoridades alertam: «Se comprou palitos de pão integral da marca Auchan devolva-os»

há 6 horas

Opinião: «O que fazer com a celulite a poucos dias do verão?», Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética

há 6 horas

«Venha respirar fundo, mexer o corpo e apoiar uma causa maior», é o desafio da psicóloga Catarina Lucas

há 6 horas

Neste restaurante cada golo da final da Taça de Portugal terá imperial à borla

há 6 horas

Wells aumenta a oferta na saúde preventiva com autoteste para deteção de hipotiroidismo

há 8 horas

Cores, arte e tradição lisboeta dão vida aos novos quartos desta unidade hoteleira lisboeta

há 8 horas

Pernoite nesta suite de luxo e, se gostar, pode comprar as peças de decoração

há 8 horas

Se vai alugar um carro este verão, cuidado: 7 erros que deve evitar para não estragar as férias

há 8 horas

O local onde mora faz as suas viagens ficarem 30% mais caras, mas esta é a solução

há 8 horas

Óbito: Morreu a pugilista Georgia O’Connor

há 9 horas

Óbito: Morreu o músico Daniel Williams, ex-baterista da banda Devil Wears Prada

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.