Em cada dia do certame, estará em destaque um museu do WOW, sempre com uma programação temática, que preencherá o dia com atividades. Para participar, basta comprar o bilhete para o museu em causa e este dará direito a entrar e sair do museu durante o dia inteiro.
No dia 10 de agosto, o destaque é para o Museu do Vinho, com o tema “Uma casa portuguesa, com certeza”, onde há sempre “pão e vinho sobre a mesa”, como cantava Amália Rodrigues. Durante o dia, espalhados pelo museu, haverá uma série de encenações históricas, atividades infantis e workshops para adultos. Será possível provar a gastronomia e aprender mais sobre os costumes. Ao final da tarde, às 19h, atua o humorista Joel Ricardo Santos no auditório no segundo piso do museu.
No dia 11, o Museu da Cortiça é o protagonista. Subordinado ao tema “Portugal Dourado”, neste dia toda a programação nos levará numa viagem às planícies alentejanas. Não vão faltar as degustações de pão e azeite, os workshops de lã, nem tão pouco a música regional. O dia no museu termina, às 19h, com uma festa que é uma ode aos néctares alentejanos. Para participar, uma vez mais, basta ter o bilhete do museu.
No dia 12 de agosto, sábado, há “Festa na Aldeia” dentro do Pink Palace. A ideia é reviver o espírito, os ritmos e os sabores das festas de verão na aldeia, tudo isto dentro de um museu. Há música regional minhota ao longo do dia, vários workshops, o jogo da malha, provas de vinho e um espetáculo de fado às 19h.
No dia 13, o Museu do Chocolate é o destaque do “Portugal WOWtêntico”, revelando como o chocolate ocupa lugar nas celebrações e na mesa portuguesa. Haverá teatro, jogos familiares, workshops e demonstrações gastronómicas sobre o cacau e o chocolate.
Na segunda-feira, dia 14, o The Bridge Collection, o museu arqueológico que compreende mais de 2000 artefactos usados por diferentes civilizações ao longo de 9000 anos, é o destaque. Vamos, por isso, fazer uma imersão na história mundial e brindar com bebidas tradicionais portuguesas. Saúde! Por entre a programação, há desafios para os mais novos e jogos de bebida para os “mais velhos”. Por entre os momentos musicais, haverá harpa e música greco-romana.
O último dia do festival celebra-se no feriado do 15 de agosto. O Museu da Região do Porto é o destaque e, por isso, a essência de ser um “Bravo Português” vai ser desbravada ao longo do dia: das recriações históricas que vão animar o museu, às degustações de especiarias que trouxemos nas expedições marítimas, aos workshops de talha em madeira, de escovaria e pintura de azulejos.
A painting of people walking
Description automatically generated
“Portugal WOWtêntico” termina com um concerto de encerramento, no jardim do restaurante VP, com a artista revelação do The Voice Kids 2021, Rita Rocha. Para assistir, basta apresentar o bilhete do Museu da Região do Porto para esse dia. Outra possibilidade é comprar o bilhete geral do evento, com o custo de 45€, que dará entrada aos seis museus durante os seis dias do evento, permitindo usufruir de toda a programação.
Durante os seis dias do evento, haverá ainda uma feira de gastronomia na Lemon Plaza, onde alguns comerciantes locais vão apresentar os melhores sabores tradicionais portugueses.
Exposição Coletiva na Galeria WOW: a arte no mundo do vinho
Durante o “Portugal WOWtêntico”, a Galeria que tem lugar na praça central do WOW vai acolher uma exposição coletiva subordinada ao tema do vinho. Para a mostra, juntou-se o talento de cinco artistas de áreas distintas: Gilberto Gaspar, artista plástico; Cláudia Marina Telheiro, ceramista; Pedro Sadio, fotógrafo; Rita Costa, artista visual; e Ivone Gaipi, escultora.
Gilberto Gaspar apresenta as suas “Vinharelas”: aguarelas pintadas com vinho tinto, branco ou Moscatel. Cláudia Marina Telheiro traz os socalcos durienses e as suas “mantas de retalhos”, com o seu trabalho “Paisagens D’Ouro”, devidamente inspirado nas suas raízes transmontanas e no azul-cobalto da azulejaria do século XVIII. Pedro Sadio revela “O vinho em Portugal” num resultado de 10 anos de busca e inspiração nas marcações geográficas das regiões vitivinícolas portuguesas. Rita Costa dá forma às vindimas, numa abordagem que salienta as mulheres e os homens que trabalham no Douro, essa “paisagem abençoada pela Natureza”. Ivone Gaipi participa com “Vinha em corpo”, uma representação da Portugalidade. A entrada na exposição é gratuita.