Partilhar

Melhore o desempenho do seu smartphone no escritório

Saiba aqui como o conseguir.

8 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

O nosso dispositivo móvel é uma ferramenta tão essencial na nossa vida quotidiana que se pode dizer que se tornou “uma extensão de nós”. Utilizamo-lo para comunicar, para fazer compras, para consultar informações ou para partilhar os nossos momentos de descontração e lazer nas redes sociais. No entanto, com o passar do tempo, o seu smartphone pode estar a funcionar mais lentamente do que o normal e esperado.

Para acelerar a velocidade do seu telemóvel e usufruir do mesmo desempenho que o recém-saído da fábrica, a SPC, marca europeia de eletrónica de consumo, oferece-lhe estes conselhos práticos e simples:

Manter a RAM à distância: controlar as aplicações abertas em segundo plano e libertar a cache

A memória RAM é responsável pela execução das aplicações e, com o tempo, vai-se enchendo e tornando o dispositivo mais lento. Para isso, existem várias opções de melhoria, como controlar quais as aplicações que ficam abertas em segundo plano e limpar a cache com frequência.

Se precisar de ajuda extra para limpar a cache de cada aplicação, existem aplicações de limpeza que automatizam este processo, o que poupa tempo ao utilizador. Além disso, reinicie periodicamente o dispositivo para limpar completamente a RAM.

Desta forma, as aplicações podem ser utilizadas durante longos períodos sem sofrerem abrandamentos ou problemas de desempenho.

Desativar as animações do dispositivo para melhorar a velocidade

Embora os efeitos visuais instalados no dispositivo lhe confiram um acabamento excecional, algumas animações podem consumir demasiados recursos do smartphone e tornar a interface mais lenta. Para remediar esta situação, pode verificar na secção Definições > Acessibilidade se não tem ativadas opções de animação que não são necessárias.

Outra opção para melhorar o desempenho é ir à secção de opções do programador nas definições do sistema (se não estiver visível, vá a “Acerca do telefone” e toque algumas vezes em “Número de compilação” até ser ativado). Uma vez lá, procure a opção “Escala da animação da janela” e defina os valores da animação para 0,5x ou desative-os completamente. Isto irá acelerar a transição entre aplicações e ecrãs. Por outro lado, para tornar a navegação pelo smartphone mais ágil, desative os widgets que já não utiliza, pois consomem memória. Utilize apenas os essenciais.

Libertar a memória interna: eliminar aplicações e ficheiros que já não utiliza

Se tiver instalado aplicações ou um grande número de ficheiros na memória de armazenamento do seu smartphone, estes podem estar a ocupar demasiado espaço e a tornar o sistema mais lento. Verifique as aplicações instaladas e remova as que não utiliza com frequência para que o dispositivo funcione melhor.

Verifique também as suas galerias de fotografias e vídeos, que são ficheiros grandes, e elimine os ficheiros de que não precisa, utilizando a função que lhe permite criar uma cópia de segurança dos seus ficheiros na nuvem. Quanto mais espaço tiver disponível, melhor será o desempenho geral.

Repor as definições de fábrica

Se, em caso de emergência, já tiver tentado todos os truques acima e continuar a ter problemas de desempenho, pode considerar a hipótese de repor as definições de fábrica do seu smartphone. Antes de o fazer, certifique-se de que faz uma cópia de segurança dos seus dados importantes, uma vez que este processo irá eliminar todas as informações do seu dispositivo.

A reposição das definições de fábrica dá-lhe uma imagem limpa e faz com que o seu smartphone funcione como se tivesse acabado de sair da fábrica, proporcionando-lhe a fluidez e a eficiência de que necessita no seu dia a dia.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 1 hora

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 1 hora

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 1 hora

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 2 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 2 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 2 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 2 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 3 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 4 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 5 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 6 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 6 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 6 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 6 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 7 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 7 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 8 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 9 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 9 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.