No dia a dia maior parte das pessoas passa grande parte do tempo sentadas. A verdade é que estar muito tempo sentado não é bom, mas permanecer de pé, parado, também pode fazer mal à saúde.
Muitos locais de trabalho passaram a adotar as mesas ajustáveis, que permitem sentar ou ficar em pé pressionando um botão ou alavanca, para evitar os efeitos nocivos de ficar sentado durante muito tempo.
Pessoas que passam muito tempo sentadas têm um risco maior de desenvolver doenças crónicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro além de terem uma expectativa de vida mais curta.
Permanecer sentado durante muito tempo pode causar desconforto muscular e ósseo, especialmente no pescoço e nas costas.
Ser fisicamente ativo é importante para neutralizar os riscos pra saúde associados ao sedentarismo, mas pode não anular completamente os efeitos negativos de permanecer sentado durante muitas horas por dia.
No entanto, ficar de pé e parado durante muito tempo também pode ser prejudicial.
Isso pode piorar a saúde muscular e óssea, causar sintomas dos sistemas muscular e esquelético, como fadiga muscular, inchaço nas pernas, varizes, bem como dor e desconforto na região lombar e nas extremidades inferiores (quadris, joelhos, tornozelos e pés).
Estudos recentes recomendam limitar os períodos de pé a 40 minutos sem descanso.
Reduzir ou interromper o tempo em que se está sentado, permanecendo de pé ou em movimento, pode melhorar a circulação sanguínea, o metabolismo, a saúde cardíaca, a saúde mental e a expectativa de vida.