Partilhar

Opinião: Como a menopausa afeta a saúde do cabelo

Carlos Portinha, especialista do grupo Insparya

16 Outubro 2023
Sandra M. Pinto

A menopausa acarreta uma série de alterações no corpo da mulher, as quais se podem manifestar por aumento de peso, alteração da líbido, pele seca e queda de cabelo, entre outros. Avaliando as questões relacionadas com a queda de cabelo, embora as manifestações variem de caso para caso, a partir dos 40 anos, as mulheres podem começar a identificar problemas capilares que, anteriormente, não se verificavam.

“Com o início da menopausa, há uma forte mudança hormonal alterando-se o balanço entre o estrogénio (conhecido como hormona feminina) e a testosterona (conhecida como hormona masculina). Com a chegada, verifica-se uma diminuição progressiva dos níveis de estrogénio, por redução da sua produção a nível dos ovários, enquanto a testosterona se mantém estável, isto vai provocar uma alteração do ciclo capilar, fazendo com que o cabelo enfraqueça e caia mais facilmente.” explica o especialista Carlos Portinha.

Durante esta fase, é frequente as mulheres começarem a notar que o cabelo começa a perder espessura, que a queda aumenta, que o cabelo fica sem brilho, que a textura muda ou que este fica mais seco e quebradiço. Por esta razão “devemos sensibilizar estas pacientes para a necessidade de tratar e cuidar do seu cabelo de forma preventiva, para tentar reduzir ao máximo estes efeitos da menopausa”, acrescenta.

Cuidados capilares adequados para prevenir a alopécia na menopausa

O cabelo diz muito sobre uma pessoa e sobre o seu estado de saúde no geral. Por isso, ter uma dieta equilibrada, praticar exercício de forma regular ou cuidar da higiene, são alguns dos hábitos importantes para uma vida saudável e para promover a saúde capilar. O Dr. Carlos Portinha dá alguns conselhos para manter um cabelo bonito e saudável durante esta etapa:

1. Alimentação. A escolha correta dos alimentos é sempre um tratamento excelente para o cabelo, por isso, manter uma alimentação equilibrada e saudável contribui para suprir eventuais défices nos nutrientes essenciais para o cabelo.

2. Desporto. Um estilo de vida ativo é muito recomendado para a saúde do nosso cabelo. Quando fazemos exercício, o fluxo sanguíneo e a oxigenação são ativados, ajudando a melhorar a tonificação do couro cabeludo e a prevenir a queda de cabelo.

3. Cuidar da higiene. Seguir uma higiene correta e lavar o cabelo diariamente é a chave para um cabelo saudável.

4. Evitar o tabaco e o álcool, assim como utilizar suplementos vitamínicos que ajudem a completar as possíveis carências, sempre sob supervisão médica, é também altamente recomendado.

Por esta razão, é muito importante adotar um estilo de vida saudável e, acima de tudo, evitar deficiências nutricionais que podem aumentar a queda de cabelo, embora atualmente também existam tratamentos que podem ser muito úteis nestes casos e ajudar a parar a queda de cabelo, como a mesoterapia capilar.

O MesoHair+ Insparya é um tratamento de bioestimulação e nutrição capilar que está direcionado para promover a produção de cabelos fortes e o tratamento da queda de cabelo. Tal como explica o Carlos Portinha, “É um tratamento rápida, cómodo e de fácil aplicação. Consiste na administração subcutânea de um preparado que ativa biologicamente as células da unidade folicular, promovendo a produção de cabelos de maior qualidade e resistência”.

Outro tratamento que atua de forma poderosa enquanto bioestimulador e regenerador dos tecidos é o Active Plasma Insparya, uma vez que ativa a proliferação de fibroblastos, células essenciais para a estrutura do folículo piloso que sintetizam colagénio, elastina e ácido hialurónico. Os fatores de crescimento derivados das plaquetas vão ainda estimular a unidade folicular a produzir um cabelo mais forte e resistente. Trata-se de uma técnica não invasiva e rápida que obtém o plasma enriquecido em plaquetas a partir do sangue do próprio paciente através de uma extração simples e sua posterior aplicação por infiltração no couro cabeludo.

Naturalmente, em alguns casos de alopécia em mulheres ou com outro tipo de patologia que exija tratamentos mais longos ou complicados, os transplantes capilares podem ser uma solução. Este é um procedimento que se realiza de forma ambulatória, com anestesia local. O procedimento consiste na recolha de unidades foliculares de uma zona dadora segura, para posterior colocação na zona afetada pela alopécia.

Mais Recentes

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 14 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 14 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 14 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 15 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 16 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 16 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 16 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 16 horas

Diga adeus aos cabelos grisalhos: este produto da Mercadona rejuvenesce os cabelos a partir dos 40 por apenas 3,90 euros

há 16 horas

Um dos casacos mais populares do Lidl está prestes a esgotar: protege do frio e custa 14,99 euros

há 17 horas

Nem lixivia nem vinagre: este é o produto que tira as manchas de tinta da roupa deixando-a como nova

há 17 horas

Se está indecisa sobre que perfume usar, descubra estas (irresistíveis) sugestões

há 18 horas

Sim, comer fruta e emagrecer ao mesmo tempo é possível: com este truque, nunca falha

há 18 horas

Diga adeus aos vidros embaciados: basta usar sabão

há 18 horas

Tenha a casa de banho sempre perfumada: é só pôr em prática estas dicas

há 18 horas

No coração de Campo de Ourique descobrimos a tradição madeirense com sabores renovados

há 18 horas

Para a mesa ou para oferecer: 8 sugestões de vinhos para celebrar o Natal e o Ano Novo

há 18 horas

Presentes de Natal: 6 em cada 10 serão roupa, acessórios ou perfumes

há 19 horas

Óbito: Morreu o professor e jornalista Mário Gonçalves

há 19 horas

Estes são os signos que menos acreditam em signos

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.