Considerado um verdadeiro “terror” para os homens, a verdade é que sobretudo após os 50 anos este pode tornar-se num problema que necessita de acompanhamento constante. De forma geral este é um tipo de cancro que se desenvolve lentamente, pelo que a sua deteção numa fase inicial pode ser mais difícil.
Saber reconhecer os sintomas e agendar exames regulares deverá assim ser considerado uma obrigação para toda a população masculina a partir de uma certa idade. Infelizmente existe ainda algum desconhecimento sobre o tema e confusão relativamente aos sinais mais precoces.
[Leia também: Café pode reduzir risco de cancro da próstata]
Habitualmente os sintomas do cancro da próstata só se tornam mais evidentes numa fase mais avançada doença. É aqui que os exames regulares ao sangue e toque retal, poderão ser determinantes para um diagnóstico antecipado.
Eis 10 dos sintomas a que deve estar mais atento. Sendo certo que existem outro tipo de problemas na próstata – como a prostatite ou hipertrofia – que podem partilhar alguns destes sintomas, deve consultar um urologista capaz de despistar corretamente a situação.
- Dificuldade para começar a urinar
- Jacto de urina muito fraco
- Vontade de urinar mais frequente, mesmo durante a noite
- Sensação de bexiga cheia após ter urinado
- Presença de gotas de urina na roupa interior
- Impotência ou dificuldade para manter uma ereção
- Dor ao ejacular ou urinar
- Presença de sangue no sêmen
- Vontade repentina de urinar
- Dor na região dos testículos ou perto do ânus
[Leia também: Cancro. Estes são os 5 mitos que deve (mesmo) esquecer]