<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Fundação Arpad – Vieira da Silva vai abrir concurso internacional para direção do museu

31 Outubro 2023
Forever Young

Saiba mais

A Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva vai abrir a 15 de novembro um concurso público internacional para a escolha do novo diretor/a do museu, em Lisboa, revelou hoje à agência Lusa fonte do conselho de administração.

De acordo com António Gomes de Pinho, presidente do conselho de administração Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva (FASVS), “após uma reflexão sobre o modelo de escolha da futura direção do museu, foi decidido abrir um concurso público e convidar um júri composto por personalidades independentes”.

À direção do Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva poderão candidatar-se “pessoas com formação e experiência adequadas que apresentem um projeto e um programa para um mandato de três anos que poderá ser renovado por um período idêntico”, segundo a FASVS.

“A nossa intenção é selecionar alguém que apresente uma visão e um projeto para a Fundação e em particular para o museu, com capacidade de gestão e relação próxima com o mundo da cultura”, descreveu Gomes de Pinho à Lusa.

O objetivo é que a nova direção entre em funções em fevereiro de 2024, indicou, sobre um processo que surge na sequência da saída da historiadora de arte e curadora Marina Bairrão Ruivo, que deixa hoje a FASVS, onde esteve durante 30 anos, 17 como diretora.

Para o júri do concurso, foram convidadas Raquel Henriques da Silva, professora jubilada da Universidade Nova de Lisboa, historiadora de arte e curadora, com uma longa experiência museológica no setor público e privado, Teresa Gouveia, ex-secretária de Estado da Cultura e ex-ministra do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros, que também presidiu à Fundação de Serralves e foi administradora da Fundação Gulbenkian.

Foi também convidado o curador espanhol Vicente Todolí, o primeiro diretor artístico do Museu de Serralves, ex-diretor da Tate Modern, em Londres, também antigo diretor do Institut Valencià d’Art Modern (IVAM), e atualmente responsável pela programação do Centro Hangar Bicoca – Fundação Pirelli, em Milão, em Itália.

O concurso será oficialmente aberto a 15 de novembro, sendo o respetivo anúncio e regulamento publicado na imprensa, no sítio ‘online’ da FASVS e divulgado nas redes sociais a partir dessa data, com receção de candidaturas aberta até 31 de dezembro.

 

Foto: Facebook Fundação Arpad – Vieira da Silva