‘DANÇA PRIMEIRO, PENSA DEPOIS’ é uma biografia invulgar de Samuel Beckett, cujo título foi inspirado num excerto da sua aclamada peça ‘À Espera de Godot’. Uma profunda imersão no percurso multifacetado deste ícone do século 20, desde a sua infância nos subúrbios de Dublin, até aos anos em que trabalhou como assistente de James Joyce em Paris e em que foi membro da Resistência Francesa durante a Segunda Guerra Mundial. O filme de Marsh revisita o bon vivant parisiense, dramaturgo, vencedor de um Prémio Nobel e marido infiel, e Gabriel Byrne interpreta com mestria uma dupla representação deste homem que, apesar de toda a adulação, tinha a plena consciência dos seus próprios fracassos.
Com argumento do autor e escritor escocês Neil Forsyth – vencedor de dois BAFTA escoceses e considerado um dos escritores mais talentosos do Reino Unido pelo jornal britânico The Guardian – ‘DANÇA PRIMEIRO, PENSA DEPOIS’ reúne ainda no elenco, ao lado de Gabriel Byrne, atores como Sandrine Bonnaire, no papel de esposa de Beckett, Aidan Gillen (como James Joyce), o ator irlandês Bronagh Gallagher, e Fionn O’Shea – na versão mais jovem do renomeado vencedor do prémio Nobel da Literatura (1969), entre outros.
Nas palavras de James Marsh ‘DANÇA PRIMEIRO, PENSA DEPOIS’ é ‘um relato fragmentado da vida do escritor existencialista, que exerceu uma influência tão radical na cultura moderna’. O filme foi exibido em Portugal durante a 17ª edição do LEFFEST com a presença do realizador e encerrou o 71º Festival de Cinema de San Sebastian. Chega aos cinemas a 28 de dezembro.
Sinopse:
O génio literário Samuel Beckett teve uma vida multifacetada: bon vivant parisiense, membro da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial, dramaturgo vencedor de um Prémio Nobel, marido infiel, recluso. Contudo, apesar de toda a adulação de que foi alvo, era um homem com plena consciência dos seus próprios fracassos.
Inspirado na célebre frase de Beckett, ‘Dança primeiro, pensa depois’, o filme realizado por James Marsh (do galardoado ‘A TEORIA DE TUDO’), é uma profunda imersão na vida deste ícone do século 20. Com Gabriel Byrne no principal papel.