Partilhar

Marinha apela à população para não frequentar locais com agitação marítima

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) apelou hoje à população para não frequentar locais expostos à agitação marítima, “uma vez que o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

30 Dezembro 2023
Forever Young

“Com a entrada do novo ano, altura em que muitas pessoas se deslocam a praias e zonas costeiras”, a AMN aconselha “a população a evitar frequentar zonas expostas à agitação marítima, adotando uma postura preventiva e de segurança, evitando expor-se desnecessariamente ao risco”, avança a Lusa

Em comunicado, a AMN refere que as previsões apontam para um aumento significativo da agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, “muito característica do mar de inverno”.

Perante estas previsões, a AMN recomenda que as pessoas mantenham sempre “uma distância considerável em relação à linha de água, evitando ser surpreendidas, uma vez que o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

Assim, a população não deve frequentar zonas expostas à agitação marítima, como molhes e esporões, e deve evitar ida a banhos, adotando uma postura preventiva e de segurança, aconselha.

Segundo informação disponível no ‘site’ da AMN, as barras marítimas de Viana do Castelo e do Douro estão fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Lisboa sob aviso amarelo, entre as 06:00 de domingo e as 03:00 de segunda-feira, devido à previsão de agitação marítima.

O IPMA prevê ocorrência de ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa.

De acordo com o instituto, a noite de passagem de ano em Portugal continental deverá ser sem precipitação, com a chuva a regressar às regiões Norte e Centro nos primeiros dias de 2024.

Mais Recentes

Osteoblastoma: especialista explica o tumor ósseo raro de que padece o cantor Julio Iglesias

há 31 minutos

Foi descoberto o segredo da longevidade de algumas pessoas: os seus netos

há 1 hora

É o preferido de muitos, mas este cereal transforma-se em cianeto uma vez ingerido.

há 1 hora

Um dos segredos para reduzir a idade biológica em 15 anos é não descansar, diz especialista

há 2 horas

Óbito: Morreu o antigo guarda-redes Manga

há 2 horas

Óbito: Morreu o cantor merengue Rubby Pérez. Foi vítima do colapso do teto numa discoteca da República Dominicana

há 2 horas

Não guarde o casaco nem o chapéu de chuva: temperaturas baixam e chuva regressa ao continente

há 2 horas

Infarmed autoriza rotulagem em estrangeiro em medicamentos para a diabetes

há 2 horas

MSC Cruzeiros inaugura o maior Terminal de Cruzeiros do mundo

há 19 horas

Uma pergunta que importa fazer: perda súbita de peso nas pessoas após os 60 anos é normal?

há 19 horas

A pele exige cuidados especiais: dicas para a tratar melhor depois dos 65 anos

há 20 horas

Todo o cuidado é pouco depois dos 50: conheças as 5 doenças cardíacas que mais o podem afetar

há 21 horas

Pela sua saúde beba água, especialmente se tiver mais de 55 anos

há 21 horas

Tem dúvidas sobre o preenchimento do IRS? Obtenha aqui as respostas de forma rápida (e gratuita)

há 21 horas

Tailândia lança novo Sistema de Cartão de Chegada Digital obrigatório

há 22 horas

Vende roupa ou outros objetos em segunda mão online? Saiba se tem de declarar no IRS

há 22 horas

5 peças dos anos 60 que se tornaram num clássico no mundo da moda

há 24 horas

Suplementos para evitar a perda muscular (ou sarcopenia) em pessoas maiores de 55 anos

há 24 horas

Ciência encontrou a solução para evitar o envelhecimento

há 1 dia

500 mil euros é quanto custa o isqueiro de charutos mais caro do mundo

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.