Partilhar

Redes sociais chegam ao pódio das fontes de atualização, mas a media tradicional permanece mais credível, revela estudo

No entretenimento os canais de televisão abertos e rádio ganham relevância para os +45 anos.

11 Janeiro 2024
Forever Young

Canais de televisão abertos e motores de busca, continuam a liderar o ranking de indispensabilidade por parte dos portugueses, e face a 2022, verificou-se, em 2023, um crescimento na perceção de indispensabilidade de todos, à exceção dos jornais.

Esta é uma das conclusões do estudo “Meaningful Media” realizado pelo quarto ano consecutivo pela Havas Media Network, com o objetivo de estudar a forma como os portugueses se relacionam com os meios de comunicação e a publicidade.

O padrão de consumo mantém-se, com os motores de busca, redes sociais e canais de televisão abertos a liderar o top de consumo semanal.

No entanto, os resultados referentes à relevância dos meios variam consoante as faixas etárias: até aos 34 anos, as redes sociais e os motores de busca lideram; já a partir dos 45 anos, os canais de televisão abertos assumem maior relevância. Youtube e Streaming de Música apenas marcam presença no TOP 5 de relevância dos mais jovens (15/24 anos).

O pódio da credibilidade continua a pertencer aos meios tradicionais, com reforço dos canais de televisão generalista na liderança e a subirem 3 pp., tal como os motores de busca.

No caso das duas franjas mais jovens (15/34) as Redes Sociais integram este TOP 5. Quando falamos em Atualização de Informação, estas plataformas são as eleitas para esta função, no caso dos 15/24 anos.

Os motores de busca mantêm-se também como principal fonte de novas descobertas, seguidos das redes sociais, ambos a demonstrarem um aumento significativo face ao período homólogo.

Esta perceção é das mais consensuais entre faixas etárias, existindo apenas uma troca de posição no caso dos 15/34 anos, onde as redes sociais lideram o pódio neste indicador.

Por outro lado, e no que toca à publicidade, a tendência mantém-se: os canais de televisão abertos, as redes sociais e a rádio integram o top 3 de atenção.

O Youtube, que continua a liderar a perceção de incómodo, entra, desta vez, também no top 5 de atenção; o que leva a antever que, provavelmente, os motivos que justificam a atenção serão coincidentes com os drivers de intrusão.

Segundo Sofia Vieira, diretora de Insights & Strategy do Havas Media Network: “Num mundo digital que ganha cada vez mais terreno, é interessante verificar que os canais de TV abertos e os motores de busca permanecem inabaláveis como pilares do consumo regular. No entanto, embora a confiança depositada nos meios tradicionais pareça transcender gerações, a conveniência do consumo on-demand ganha claramente relevância entre os mais jovens. No que toca à dualidade entre atenção e intrusão, a repetição e a inevitabilidade de anúncios emergem como protagonistas, sendo o nosso desafio a capacidade de escapar a este dilema.”.

Nota técnica: 

Nesta quarta edição do estudo, foram realizadas 600 entrevistas a pessoas residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, realizadas em outubro de 2023. 

Mais Recentes

Estas são as idades em que homens e mulheres são mais atraentes para o sexo oposto

há 5 horas

Autocontrolo: conheça as 6 estratégias para conseguir obter uma maior disciplina

há 7 horas

Opinião: «No Dia Mundial do Introvertido convém saber se é introversão ou ansiedade social?», Catarina Lucas, psicóloga

há 10 horas

Quer melhorar o seu sinal Wi-Fi? Conheça as dicas dos especialistas

há 11 horas

Opinião: «No Dia Mundial da Paz é preciso lembrar que a paz dá trabalho; é uma conquista diária», Patrícia Câmara, psicóloga/psicanalista

há 1 dia

Descubra aqui quais são as peças de roupa essenciais para 2025

há 2 dias

Opinião: «Ano novo, vida nova», Patrícia Câmara, psicóloga/psicanalista

há 2 dias

Sem palavras: estes são os signos mais incriveis na cama

há 3 dias

Adeus Burt: morreu o crocodilo do filme de culto “Crocodilo Dundee”

há 3 dias

Óbito: Morreu o ator brasileiro Ney Latorraca

há 3 dias

Óbito: Morreu Hugo Sotil, antiga lenda do Barcelona e do futebol peruano

há 3 dias

Quatro distritos sob aviso laranja até terça-feira

há 3 dias

Oncologia: SNS tem pela primeira vez farmacêuticos com competência na área

há 3 dias

Reforma: idade de acesso aumenta em 2026

há 3 dias

Urgências: acesso condicionado no Ano Novo com serviços fechados

há 3 dias

4 dicas (simples) para criar e decorar uma varanda de sonho

há 3 dias

Vida depois da reforma: conheça as 5 formas de se ajustar à sua nova realidade

há 3 dias

Faz a cama todas as manhãs? Perceba aqui porque este ritual é tão importante

há 3 dias

Óbito: Morreu Jimmy Carter, antigo presidente dos EUA

há 4 dias

Quer melhorar (ainda mais) a sua vida sexual? Descubra e ponha em prática estas 11 dicas

há 4 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.