<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Redes sociais chegam ao pódio das fontes de atualização, mas a media tradicional permanece mais credível, revela estudo

No entretenimento os canais de televisão abertos e rádio ganham relevância para os +45 anos.

Canais de televisão abertos e motores de busca, continuam a liderar o ranking de indispensabilidade por parte dos portugueses, e face a 2022, verificou-se, em 2023, um crescimento na perceção de indispensabilidade de todos, à exceção dos jornais.

Esta é uma das conclusões do estudo “Meaningful Media” realizado pelo quarto ano consecutivo pela Havas Media Network, com o objetivo de estudar a forma como os portugueses se relacionam com os meios de comunicação e a publicidade.

O padrão de consumo mantém-se, com os motores de busca, redes sociais e canais de televisão abertos a liderar o top de consumo semanal.

No entanto, os resultados referentes à relevância dos meios variam consoante as faixas etárias: até aos 34 anos, as redes sociais e os motores de busca lideram; já a partir dos 45 anos, os canais de televisão abertos assumem maior relevância. Youtube e Streaming de Música apenas marcam presença no TOP 5 de relevância dos mais jovens (15/24 anos).

O pódio da credibilidade continua a pertencer aos meios tradicionais, com reforço dos canais de televisão generalista na liderança e a subirem 3 pp., tal como os motores de busca.

No caso das duas franjas mais jovens (15/34) as Redes Sociais integram este TOP 5. Quando falamos em Atualização de Informação, estas plataformas são as eleitas para esta função, no caso dos 15/24 anos.

Os motores de busca mantêm-se também como principal fonte de novas descobertas, seguidos das redes sociais, ambos a demonstrarem um aumento significativo face ao período homólogo.

Esta perceção é das mais consensuais entre faixas etárias, existindo apenas uma troca de posição no caso dos 15/34 anos, onde as redes sociais lideram o pódio neste indicador.

Por outro lado, e no que toca à publicidade, a tendência mantém-se: os canais de televisão abertos, as redes sociais e a rádio integram o top 3 de atenção.

O Youtube, que continua a liderar a perceção de incómodo, entra, desta vez, também no top 5 de atenção; o que leva a antever que, provavelmente, os motivos que justificam a atenção serão coincidentes com os drivers de intrusão.

Segundo Sofia Vieira, diretora de Insights & Strategy do Havas Media Network: “Num mundo digital que ganha cada vez mais terreno, é interessante verificar que os canais de TV abertos e os motores de busca permanecem inabaláveis como pilares do consumo regular. No entanto, embora a confiança depositada nos meios tradicionais pareça transcender gerações, a conveniência do consumo on-demand ganha claramente relevância entre os mais jovens. No que toca à dualidade entre atenção e intrusão, a repetição e a inevitabilidade de anúncios emergem como protagonistas, sendo o nosso desafio a capacidade de escapar a este dilema.”.

Nota técnica: 

Nesta quarta edição do estudo, foram realizadas 600 entrevistas a pessoas residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, realizadas em outubro de 2023. 

Mais Recentes

Princess apresenta o seu programa de verão 2027 na Europa com mais de 200 cruzeiros

há 14 horas

Com estes truques milagrosos esqueça a idade: se tem 50 parece que tem 40 anos

há 15 horas

há 16 horas

Esta agora: árvores podem dar sinais de que um vulcão está prestes a entrar em erupção

há 17 horas

Encontradas tatuagens faciais em múmia andina com 800 anos

há 20 horas

«Bebidas açucaradas são piores para a diabetes do que os bolos», revela estudo

há 21 horas

Parceria aérea liga economia indiana em rápido crescimento à América do Norte e à Europa

há 2 dias

União Europeia aprova atrasos maiores – até 6 horas – e menos indemnizações para os passageiros aéreos

há 2 dias

Cancro do pulmão: avanço no tratamento vem do fundo do oceano

há 2 dias

Nem um minuto a mais: este é o tempo que pode manter a carne fresca no frigorifico

há 2 dias

Lentes de contato: todo o cuidado é pouco, pois há riscos escondidos

há 2 dias

O alerta vem dos especialistas: «estas manicuras da moda causam unhas podres, fungos e infeções»

há 2 dias

Descobre no jardim de casa um tesouro de mais de 26 mil euros: entrega-o e recebe recompensa “ridícula”

há 2 dias

Opinião: «A gordura do lipedema não responde a dieta ou exercício físico», Sofia Carvalho, cirurgiã Plástica e Estética

há 2 dias

Nunca mais diga esta frase aos seus netos: «está a “pedir” que eles mintam», garante especialista

há 2 dias

Dieta: está difícil de atingir os seus objetivos? Conheça o que pode estar a correr mal e corrija

há 2 dias

Corrida: 5 erros que comprometem os resultados e causam lesões. Evite-os

há 2 dias

Maquilhagem perfeita: alcance o sonho de todas as mulheres pondo em prática estas 7 dicas

há 2 dias

Eutanásia: o que diz a lei portuguesa e como é o procedimento

há 2 dias

12 erros de decoração que podem (mesmo) tornar os espaços em algo (muito) desagradável

há 2 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.