Partilhar

Redes sociais chegam ao pódio das fontes de atualização, mas a media tradicional permanece mais credível, revela estudo

No entretenimento os canais de televisão abertos e rádio ganham relevância para os +45 anos.

11 Janeiro 2024
Forever Young

Canais de televisão abertos e motores de busca, continuam a liderar o ranking de indispensabilidade por parte dos portugueses, e face a 2022, verificou-se, em 2023, um crescimento na perceção de indispensabilidade de todos, à exceção dos jornais.

Esta é uma das conclusões do estudo “Meaningful Media” realizado pelo quarto ano consecutivo pela Havas Media Network, com o objetivo de estudar a forma como os portugueses se relacionam com os meios de comunicação e a publicidade.

O padrão de consumo mantém-se, com os motores de busca, redes sociais e canais de televisão abertos a liderar o top de consumo semanal.

No entanto, os resultados referentes à relevância dos meios variam consoante as faixas etárias: até aos 34 anos, as redes sociais e os motores de busca lideram; já a partir dos 45 anos, os canais de televisão abertos assumem maior relevância. Youtube e Streaming de Música apenas marcam presença no TOP 5 de relevância dos mais jovens (15/24 anos).

O pódio da credibilidade continua a pertencer aos meios tradicionais, com reforço dos canais de televisão generalista na liderança e a subirem 3 pp., tal como os motores de busca.

No caso das duas franjas mais jovens (15/34) as Redes Sociais integram este TOP 5. Quando falamos em Atualização de Informação, estas plataformas são as eleitas para esta função, no caso dos 15/24 anos.

Os motores de busca mantêm-se também como principal fonte de novas descobertas, seguidos das redes sociais, ambos a demonstrarem um aumento significativo face ao período homólogo.

Esta perceção é das mais consensuais entre faixas etárias, existindo apenas uma troca de posição no caso dos 15/34 anos, onde as redes sociais lideram o pódio neste indicador.

Por outro lado, e no que toca à publicidade, a tendência mantém-se: os canais de televisão abertos, as redes sociais e a rádio integram o top 3 de atenção.

O Youtube, que continua a liderar a perceção de incómodo, entra, desta vez, também no top 5 de atenção; o que leva a antever que, provavelmente, os motivos que justificam a atenção serão coincidentes com os drivers de intrusão.

Segundo Sofia Vieira, diretora de Insights & Strategy do Havas Media Network: “Num mundo digital que ganha cada vez mais terreno, é interessante verificar que os canais de TV abertos e os motores de busca permanecem inabaláveis como pilares do consumo regular. No entanto, embora a confiança depositada nos meios tradicionais pareça transcender gerações, a conveniência do consumo on-demand ganha claramente relevância entre os mais jovens. No que toca à dualidade entre atenção e intrusão, a repetição e a inevitabilidade de anúncios emergem como protagonistas, sendo o nosso desafio a capacidade de escapar a este dilema.”.

Nota técnica: 

Nesta quarta edição do estudo, foram realizadas 600 entrevistas a pessoas residentes em Portugal Continental, com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos, realizadas em outubro de 2023. 

Mais Recentes

Novo champô do Lidl só dura até ao fim do stock e custa 1,39 euros: diz quem experimentou que é «mágico»

há 8 horas

O que fazer se aparecer um rato no avião onde está a viajar (além de correr para a saída de emergência mais próxima!)

há 9 horas

Óbito: Morreu o major-general do Exército Luís Sequeira, capitão de Abril

há 11 horas

Zoo Santo Inácio acolhe 3ª edição das Luzes Selvagens com mais de 600 figuras iluminadas

há 11 horas

Óbito: Morreu Fernando Magalhães Crespo, Presidente Emérito do Grupo Renascença Multimédia

há 11 horas

Subsídio de apoio ao cuidador informal aumenta a partir de janeiro: saiba quanto

há 12 horas

Este é o cancro silencioso e agressivo que tem vindo a aumentar nas mulheres com menos de 55 anos

há 13 horas

Cancro oral: estes são os primeiros sinais de alerta

há 13 horas

Companhia aérea anuncia venda relâmpago de 48 horas com 15% de desconto: a não perder

há 13 horas

O espírito natalício já chegou e está por todo o lado: nós fomos encontrá-lo aqui

há 14 horas

Descontos de 30% é a proposta para fazer uma massagem e tratar do seu corpo: mas atenção, há um prazo para usufruir

há 14 horas

O que é que a Fórmula 1 tem que ver com o chocolate? De acordo com esta marca, muito

há 14 horas

Mercadona lança nova coleção de maquilhagem para competir com marcas de luxo: custa desde 3,75 euros

há 15 horas

Nem chocolate nem maquilhagem: o calendário do advento mais original está no Lidl e custa apenas 12 euros

há 15 horas

Dia Mundial da Pneumonia: «A prevenção da doença é fundamental», Henrique Queiroga, pneumologista

há 16 horas

“Embaixador de excelência”: será que é desta que Cristiano Ronaldo encosta as chuteiras para ser diplomata?

há 16 horas

Óbito: Morreu Lui Che Woo, fundador da Galaxy, operadora de jogo em Macau

há 16 horas

Quase um quarto dos profissionais de emergência médica têm ‘stress’ pós-traumático

há 16 horas

A pensar no jantar? Que tal este hambúrguer estrela que vende quase 200 unidades por dia…

há 1 dia

Este é o Melhor dos Melhores do 13.º Concurso Nacional de Bolo Rei Tradicional Português

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.