O website recebeu o “Selo Ouro de Usabilidade e Acessibilidade, iniciativa da AMA – Agência para a Modernização Administrativa e do INR – Instituto Nacional para a Reabilitação, que identifica e promove a aplicação das melhores práticas em sítios web, de forma a simplificar e tornar mais eficiente a utilização dos serviços públicos online a todos os cidadãos, independentemente das suas capacidades sensoriais, motoras ou cognitivas”, adianta uma nota da Presidência.
Segundo a nota hoje divulgada, o sítio da Presidência da República “está agora ainda mais atento a alguns aspetos”, incluindo equivalentes em texto alternativos às imagens, possibilitando a transformação da informação de acordo com as necessidades de leitura e interação dos diversos utilizadores.
Neste aspeto, permite transformar conteúdos em braille, ampliação do texto, melhores contrastes, transformação de texto em voz, voz em texto e texto em língua gestual.
Além disso, segundo a nota da Presidência, é possível maior legibilidade de textos, sendo respeitados os tamanhos mínimos e permitindo o texto reagir às configurações dos utilizadores, assim como uma navegação mais universal, como, por exemplo, o menu principal ser navegável com rato, mas também com teclado.
Os utilizadores poderão também dispor de uma leitura mais rápida e facilitada, com a utilização de estruturação de títulos e subtítulos.
A atribuição do selo ouro contempla a recomendação internacional do W3C – World Wide Web Consortium, atualmente em vigor em todos os Estados-membros da União Europeia e ainda um conjunto mínimo de requisitos de usabilidade.
“Ter Selo Ouro significa ainda que o sítio foi alvo de testes com utilizadores, nomeadamente utilizadores com deficiências ou incapacidades”, refere a nota da Presidência da República.
Segundo o observatório português da acessibilidade web, atualmente, existem 26 sítios com selo de usabilidade, sendo 10 ouro, 13 prata e três bronze.
O site da Presidência foi o décimo a ter a atribuição do selo ouro.
Lusa