A aclamada dieta mediterrânica não seria a mesma sem a presença do azeite. Esta gordura vegetal, que se destaca pela imensa proporção de ácidos gordos monoinsaturados que contém, tem sido associada à longevidade e à prevenção de doenças cardiovasculares. Entre os benefícios do azeite virgem extra estão a redução do colesterol, a prevenção da hipertensão e também o seu poder anti-inflamatório.
Por trás deste último benefício estão os compostos fenólicos, mas também possui componentes antioxidantes que reduzem o risco de doenças tão graves como o cancro.
Os cientistas continuam a descobrir benefícios até agora desconhecidos no consumo deste produto. Um grupo de investigadores das universidades de Jaén e Granada, em Espanha, descobriu que também pode exercer um efeito regulador sobre as bactérias do intestino.
Mas, além disso, os cientistas observaram um aumento de estirpes bacterianas associadas a doenças em amostras de ratos alimentados com manteiga.
Em qualquer caso, os autores lembram que estes benefícios são melhores quando o azeite virgem extra faz parte de uma dieta geral saudável , como a mediterrânica, e que deve ser tomado com moderação porque é um alimento altamente calórico.