A cor do que se veste reflete uma determinada luz no rosto e afeta como a pessoa se vê. Por isso, dizem os especialistas, quando se trata de escolher as cores certas para vestir, não é apenas importante seguir as últimas tendências da moda, mas também considerar como elas podem afetar a sua aparência.
Há uma série de cores e tons que podem fazer com que a aparência envelheça, principalmente se usar perto do rosto, onde as rugas são mais evidentes.
Entre eles, sem dúvida, o preto é o que mais envelhece, pois destaca mais os sinais da idade. Seguido do azul escuro, com aparência e efeitos muito semelhantes, assim como o verde caqui, um tom apagado que faz a pele parecer amarelada.
Por sua vez, os tons pastel fazem com que a pele pareça um pouco descolorida, enquanto os tons fluorescentes fazem com que pareça mais envelhecida e amarelada.
Cor preta
O primeiro a destacar é o preto, pois se o colocarmos perto do rosto, ele irá ressaltar as linhas de expressão e as olheiras, o que só irá nos fazer parecer mais velhos. Se mesmo assim quiser utilizá-lo, a estratégia ideal será combiná-lo com seu oposto, o branco.
Cor azul escuro
O azul escuro, por possuir um alto percentual de preto, irá causar os mesmos efeitos negativos na aparência da pele. Por isso, envelhece a aparência.
Cores de tons pastel
São cores que adoçam e têm essa contribuição de ternura que, longe de rejuvenescer, o que fará é acentuar a sensação de aparência desbotada.
Cor verde caqui
Este tom de verde realça as rugas, endurece as feições, destaca olheiras e retira vida da pele, mostrando a sua versão mais amarelada.
Cores néon
Este tipo de tons fluorescentes fazem a pele parecer mais madura e amarelada. Por isso, é melhor evitar usá-los perto do rosto, pois envelhecem.