A Comissão Europeia anunciou em 2019 a intenção de pôr fim definitivamente às alterações que levam á mudança da hora, mas a medida acabou por não ser efetivada devido ao desacordo dos seus estados membros. No caso de Espanha, continua a fazer estas duas alterações horárias por ano, pelo menos até 2026.
Desta forma, todos os municípios de Espanha adiantaram os seus relógios uma hora no dia 31 de março. Todos menos um. E a cidade de Tobarra , perto de Albacete, decidiu revoltar-se a fazer a mudança de horário. Os residentes desta cidade de La Mancha irão ignorar os regulamentos europeus que regulam esta mudança de horário para respeitar uma tradição.
Tobarra recusou-se a mudar os seus relógios para que não afetasse a sua maior tradição da Semana Santa: tocar tambor, sem interrupções, durante 104 horas. A batida dos tambores começa na Quarta-feira Santa às 16h00 e continua até o Domingo Santo às 21h00.
A informação foi confirmada pela presidente da Câmara do concelho, Manuela Garrido, que anunciou que a decisão foi tomada pela Câmara Municipal por unanimidade, uma vez que «as 104 horas de bateria são uma tradição muito enraizada, a marca da nossa tumbarrada».
Não é a primeira vez que a Câmara Municipal de Tobarra toma esta decisão drástica. Já o tinha feito em 2002, 2005, 2013 y 2016.
Em 2018, a tumbarrada obteve a distinção de Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.