<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Beijo mais antigo da humanidade aconteceu há 4.500 anos, revela estudo

28 Abril 2024
Forever Young

Satisfaça aqui a sua curiosidade.

Cientistas defendem que “o ato de beijar parece ter sido praticado em várias culturas antigas ao longo de vários milénios”.

Pesquisadores afirmam que o ato de beijar parece ter sido praticado em várias culturas antigas ao longo de vários milênios

Um modelo de argila da Mesopotâmia, datado de aproximadamente 1800 aC, mostra um casal a beijar – se.

Um estudo, publicado na revista Science, aponta que o beijo já fazia parte da vida das pessoas há 4.500 anos, no Oriente Médio. No artigo, os investigadores Troels Pank Arbøll e Sophie Lund Rasmussen, baseiam-se numa série de fontes escritas das primeiras sociedades da Mesopotâmia.

“Na antiga Mesopotâmia, que é o nome das primeiras culturas humanas que existiam entre os rios Eufrates e Tigre, nos atuais Iraque e Síria, as pessoas escreviam em escrita cuneiforme em tabuletas de argila. Muitos milhares dessas tabuletas de argila sobreviveram até hoje e contêm exemplos claros de que o beijo era considerado parte da intimidade romântica nos tempos antigos, assim como o beijo podia fazer parte das amizades e das relações familiares”, diz Arbøll, especialista em história da medicina na Mesopotâmia, em comunicado.