Já ouviu falar dos neurónios espelho? Os neurónios espelho, também conhecidos como “células espelho” do nosso cérebro, refletem e imitam as ações e emoções dos outros.
Estas incríveis células do nosso cérebro desempenham um papel crucial na forma como aprendemos e nos relacionamos com o mundo, inclusive quando se trata de educação financeira infantil. Cristina Judas, Especialista em Educação Financeira Infantil, destaca três pontos importantes no desempenho destes neurónios, quando estamos a falar de comportamentos financeiros.
Neurónios Espelho e Imitação
Estes neurónios permitem imitar as ações e emoções dos outros, o que é fundamental para as crianças aprenderem comportamentos financeiros saudáveis observando os adultos ao seu redor.
Aprendizagem por Observação
As crianças aprendem observando os seus adultos de referência. Quando vêem os seus pais a fazer um orçamento, a poupar e tomar decisões financeiras ponderadas, estão a construir as bases para as suas próprias habilidades financeiras.
Empatia e Compaixão Financeira
Os neurónios espelho também estão ligados à empatia. Quando ensinamos as crianças a serem generosas e a partilharem, elas desenvolvem um senso de compaixão financeira que as guiará ao longo da vida.
Ao demonstrar comportamentos financeiros saudáveis, os adultos podem ensinar às crianças a importância de poupar, planear e compartilhar.
Portanto, lembre-se, você é o modelo para os seus filhos quando se trata de dinheiro.