A rainha Letizia sempre se caracterizou pelo seu caráter corajoso e pela proximidade com o povo.
Porém, para muitos, a personalidade de Letizia tem sido mais um obstáculo do que uma vantagem, já que sua rebelião a levou em diversas ocasiões a violar os protocolos mais importantes dos Bourbons, o que nem sempre foi bem visto pela população espanhola.
Não fazer o sinal da cruz durante cerimónias religiosas, parar abruptamente um carro para cumprimentar e usar ténis em eventos importantes são apenas alguns dos “delitos” cometidos pela nora do rei Juan Carlos I. Porém, a mais recente violação de protocolo de Dona Letizia que chamou a atenção recaiu sobre uma regra não escrita, que foi quebrada pela rainha na 83.ª edição da Feira do Livro de Madrid.
Aquando da sua presença no grande evento de leitura realizado na Festa do Retiro, a mãe da Princesa Leonor ousou aproximar-se de quem o solicitava, assinando vários autógrafos, um ato que não só é proibido para ela, mas também para o resto da realeza europeia, incluindo membros da Família Real Britânica.
Colocar o seu autógrafo em objetos para seus seguidores é estritamente proibido para membros da realeza por questões de segurança, pois a distribuição de assinaturas e dedicatórias torna a realeza muito mais suscetível à falsificação de sua caligrafia, o que pode gerar fraudes ou outros tipos de problemas.