Partilhar

Alimentos que impedem o ressonar: tenha noites mais silenciosas

Mudar a alimentação pode ajudar a diminuir o risco de apneia obstrutiva do sono, revela este estudo.

12 Junho 2024
Sandra M. Pinto

Para quem deseja melhorar a qualidade do sono e reduzir os incómodos do ressonar, a solução pode estar numa mudança significativa de hábitos alimentares.

 

Um estudo realizado por cientistas da Universidade Flinders, na Austrália, revelou que indivíduos que adotam uma dieta predominantemente à base de plantas — rica em frutas, vegetais, grãos integrais e oleaginosas — apresentam uma probabilidade 19% menor de sofrer de apneia obstrutiva do sono (AOS), uma das principais causas do ressonar.

 

A descoberta foi divulgada depois de um estudo abrangente que analisou os hábitos alimentares e a saúde de mais de 14 mil pessoas, enfatizando a influência direta da alimentação na incidência da AOS.

O estudo categorizou as dietas dos participantes em três grupos principais: uma alimentação saudável baseada em vegetais, uma dieta rica em produtos de origem animal, e uma terceira, caracterizada pelo alto consumo de alimentos processados e bebidas açucaradas.

Os resultados do estudo não só evidenciaram a associação entre uma dieta rica em alimentos vegetais e a redução do risco de AOS, mas também destacaram o aumento de 22% na probabilidade de desenvolver a condição entre aqueles que seguiam uma dieta menos saudável.

Segundo Yohannes Melaku, um dos autores da pesquisa, este estudo lança uma luz sobre a importância da qualidade da dieta no risco de AOS, sugerindo que ajustes alimentares podem ser um meio eficaz de prevenção.

Mais Recentes

5 destroços que todos os entusiastas do mergulho devem explorar

há 2 horas

Bensaude Hotels celebra 90 anos com foco na expansão

há 3 horas

O Boticário Gardénia Shop: uma experiência exclusiva para viver no Colombo

há 4 horas

Já pode pagar bilhetes de avião a prestações: saiba o que fazer

há 5 horas

Instituto de Socorros a Náufragos: ​operação arranca mais cedo para garantir segurança balnear na Páscoa

há 6 horas

Coliseu Porto Ageas celebra a Liberdade com JP Simões a cantar José Mário Branco

há 7 horas

Provas de vinhos, paisagens únicas e contacto com a natureza: propostas para fugir à rotina

há 8 horas

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 1 dia

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 1 dia

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 1 dia

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 1 dia

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 1 dia

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 1 dia

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 1 dia

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 1 dia

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 1 dia

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 1 dia

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 1 dia

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 1 dia

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 1 dia

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.