Partilhar

Dia da Mulher na Engenharia: «É preciso consciencializar os homens que precisam de dar tempo e espaço para as mulheres consigam chegar tão longe quanto a sua ambição o permitir», Mariana Dinis, engenheira

Artigo de Mariana Dinis, engenheira

23 Junho 2024
Forever Young

Há umas semanas estava a tomar café com uma conhecida de longa data, com a qual tinha perdido o contacto. Entre as habituais conversas sobre a nossa vida pessoal e caminhos que cada uma tinha seguido, falamos sobre a nossa vida profissional. Nessa altura, ela questiona-me “Como é ser mulher nas obras? Deve ser mesmo difícil, não?”. Dei por mim a refletir nos estereótipos e associações que existem entre ser mulher e trabalhar nas obras. No entanto, a resposta que se seguiu foi “É tao fácil como ser homem!”.

Tive a sorte de me licenciar na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto, onde o rácio de mulheres a ingressar no curso é, praticamente, o mesmo que o de homens e nunca senti qualquer diferença digna de menção. As minhas competências profissionais foram, maioritariamente, desenvolvidas na MAP Engenharia, numa fase inicial como Engenheira Orçamentista, posteriormente na Direção de Obra e atualmente encontro-me no Departamento de Compras.

Enquanto diretora de obra, os meus receios profissionais nunca estiveram relacionados com o meu género, mas com a idade e anos de experiência profissional, claramente inferiores à média de outros profissionais nos mesmos cargos. No ambiente de produção, os desafios são constantes: gestão de stress; cumprimento de prazos & budgets; dificuldades de conseguir contratar mão-de-obra especializada; e, gestão de pessoas de diferentes backgrounds. Foi uma aprendizagem e um desafio, que me deu especial prazer em ultrapassar.

Em nenhuma circunstância senti que a minha posição era mais ou menos questionada por ser mulher. Não o senti porque, vendo em retrospetiva, nunca senti que fosse superior ou inferior a um colega do sexo masculino. Na minha cabeça esta questão nunca se colocou, porque sempre fui avaliada pelas minhas competências, mas se o fizesse diria até que as mulheres têm uma forma brilhante de gerir os problemas com uma inteligência emocional e sensibilidade que lhes são inatas.

Não deixo por isso de reconhecer, que a construção continua a ser uma área predominantemente masculina, apesar de haver empresas como a MAP onde a cota de mulheres é de 26%, num País onde a média, segundo os dados do INE sobre a construção civil em Portugal, é de 7,2%. Mas, Se me questionassem sobre o maior desafio para as mulheres em engenharia, diria que não é aceder a este mercado, o qual já integramos com uma competência inquestionável, mas o de garantir que as mulheres acedem a cargos de liderança. O preconceito e estereótipo mais prejudicial para a mulher, é se ela decide acumular com a sua função profissional o desejo de ser mãe, quando a sua dedicação ao trabalho é balanceada (ou refreada) pela dedicação aos filhos e pela estabilidade familiar.

A solução, na minha opinião, não passa por uma menor dedicação da mulher à sua família. Passa sim, pelos homens terem a mesma dedicação, pela distribuição equitativa das responsabilidades familiares, para que ambos tenham a possibilidade de evoluir na carreira, sem descurar a sua família. A solução não passa por exigir mais às mulheres para que consigam vencer em ambos os campos; a solução é consciencializar os homens, que as acompanham, que precisam de lhes dar tempo e espaço para que consigam chegar tão longe quanto a sua ambição o permitir.

No entanto, posso afirmar, tendo sempre em consideração que esta tem sido a minha vivência e a minha perspetiva, nunca em alguma situação me questionei “É por ser mulher?”.

Mais Recentes

Especialista em cerveja deixa um alerta para quem compra garrafas (em vez de latas) no supermercado

há 3 horas

O alerta vem dos especialistas: saiba o que fazer se vir o azeite com este aspeto no supermercado ou em casa

há 3 horas

Óbito: Morreu Tito Jackson, irmão mais velho de Michael e membro dos Jackson 5

há 3 horas

Se quer ter uma vida sexual melhor seja solidário (e altruísta)

há 3 horas

Melanoma metastático: medicamentos ajudam doentes a sobreviver sem cancro 10 anos depois

há 4 horas

Casa grátis, emprego permanente e salário de 1.700 euros é a oferta desta empresa sediada num das mais belas cidades dos Pirenéus

há 5 horas

Estudo mostra que o cérebro da mulher perde massa cinzenta e volume durante a gravidez

há 5 horas

Estes são os alimentos que os chineses comem para viver mais de 100 anos

há 5 horas

Contrato por tempo indeterminado e salário de 1.600 euros: a oferta é do El Corte Inglés

há 5 horas

Apenas 2% das pessoas têm esta cor de olhos: este estudo revela a razão

há 6 horas

Feitos regularmente estes três exames de sangue são cruciais para prevenir doenças

há 6 horas

Especialistas aconselham a que não se coma (nunca) estes tipos de queijo

há 6 horas

Este chá reduz o açúcar no sangue e tem seis vezes mais cálcio do que o leite

há 7 horas

Na Suécia os legumes crescem dentro dos supermercados desta cadeia

há 7 horas

Vírus do Nilo Ocidental continua a alastrar e a levantar preocupações aqui bem perto

há 7 horas

A fusão perfeita entre chocolate e texturas crocantes: é assim que esta marca apresenta os novos chocolates

há 8 horas

Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer: este fim de semana “partilhe uma memória inesquecível”

há 8 horas

Dia do Animal: campanha promove a adoção responsável de animais de companhia

há 8 horas

Havaianas também é sinónimo de ténis: são sustentáveis e perfeitos para o outono

há 8 horas

Encontro entre a técnica japonesa e os sabores mediterrânicos, é assim o menu deste restaurante

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.