Em média, estima-se que metade das pessoas com 75 anos ou mais tenham já perdido cerca de 35 decibéis de capacidade auditiva. Nestes casos passa a ser recomendado o uso de um aparelho auditivo capaz de auxiliar a pessoa.
Um diagnostico antecipado pode ser importante para conseguir gerir da melhor forma esta inconveniente situação. Descubra agora 10 dos sinais mais preocupantes a que se deve manter atento.
-
Fica irritado quando as outras pessoas falam baixo
A primeira fase de uma progressiva perda de capacidade auditiva passa pela incapacidade de distinguir sons de alta-frequência. Em particular isto significa que se torna mais complicado compreender certos sons associados a consoantes, criando a impressão de que as outras pessoas não estão a falar de uma forma clara.
-
Dificuldade a acompanhar uma conversa
Mesmo com esta maior dificuldade em escutar certos sons conseguimos estabelecer conversações sobretudo porque identificamos alguns maneirismos de fala, expressões faciais e movimentos de boca. Todavia isto por vezes nem sempre é fácil e rapidamente podemos começar a perder a capacidade de acompanhar tão bem o que os outros estão a dizer.
-
Falar ao telefone é mais desafiante
Habitualmente os sons são rececionados pelas duas orelhas, no entanto quando falamos ao telefone apenas usamos uma. Ora, se o telefone estiver junto à orelha que sofre já uma maior perda auditiva então isso irá tornar estas conversas mais desafiantes. De resto muitos dispositivos móveis não transmitem sons com a melhor qualidade.
-
Alguns sons parecem mais elevados do que o normal
Sente que está a assustar-se com maior facilidade sempre que ouve um som mais alto? Isto é algo que pode acontecer em casos de perda auditiva, devido a disparidade entre os dois canais auditivos. A perda de audição não é igual nas duas orelhas, pelo que os sons podem parecer bem mais elevados caso sejam rececionados pelo canal auditivo mais saudável.
-
Maior dificuldade a conversar numa sala cheia
Para quase todos nós por vezes pode ser complicado lidar com o barulho de fundo que pode interferir com as nossas conversas. Todavia aprendemos a “bloquear” certos sons e concentrarmo-nos mais na pessoa à nossa frente. À medida que perdemos a capacidade auditiva perdemos igualmente um pouco desta capacidade de minimizar o impacto de certos sons de fundo.
-
As pessoas em seu redor pedem para baixar o volume da TV
Até pode nem se aperceber do facto de estar a assistir ao seu programa favorito usando um volume excessivamente alto. No entanto, as pessoas em seu redor certamente irão reparar e sinalizar esse facto. Este é um sinal comum de que algo não estará bem com a sua capacidade auditiva.
-
Sente que está a ficar “trapalhão”
A nossa audição desempenha um papel importante na criação da nossa noção de espaço. As ondas sonoras permitem-nos perceber quase inconscientemente onde estamos e as limitações do espaço físico que nos rodeia. Ao perder alguma desta capacidade auditiva, é comum que se perca também um pouco do equilíbrio e da noção espacial.
-
Não se lembra do que os outros lhe dizem
A verdade é que nem sempre é fácil lembrarmo-nos das coisas que não conseguimos ouvir bem. Quando perdemos alguma da nossa capacidade auditiva perdemos também a capacidade de compreender facilmente todas as frases que nos são ditas. Acabamos por apenas fixar certos elementos isolados.
-
Não compreende certas piadas
Pode acontecer que subitamente passe a ter mais dificuldade em rir-se das piadas das outras pessoas. O seu sentido de humor pode ser algo afetado pela sua capacidade auditiva, na medida em que acaba por não conseguir ouvir certos “jogos de palavras” ou “punchlines” mais engraçadas.
-
Distrai-se com maior facilidade
É significativamente mais difícil e cansativo tentar “descodificar” uma determinada palavra quando não conseguimos compreender todos os elementos de uma determinada frase ou som. É assim mais complicado permanecer concentrado e focado no que outra pessoa está a dizer.