Partilhar

Complemento Solidário de Idosos: Governo tinha previsto 24 mil mas apenas foram beneficiados 3.700 mil

As expectativas do Governo para o crescimento de beneficiários do Complementos Solidário de Idosos (CSI), após o aumento em 50 euros mensais do valor de referência, era que a medida atingisse 24 mil novos beneficiários: no entanto, indica o jornal ‘Público’, em maio o número até caiu face ao mês anterior e em junho o crescimento não chegou aos 4 mil beneficiários – mais concretamente, 3.736.

24 Julho 2024
Forever Young

De acordo com dados da Segurança Social, há uma diferença de milhares de beneficiários entre os planos do Executivo e a realidade: no passado dia 10, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho, salientou que as alterações ao CSI tinham permitido que a prestação social chegasse a mais 7.838 pessoas só em maio e junho, longe dos previstos 22.500 idosos. No entanto, em maio, o número de beneficiários caiu de 140.410 para 137.919, voltando a subir em junho para 141.655 – ou seja, uma subida de 3.736 beneficiários: se se comparar com abril, a subida é ainda mais modesta, não indo além dos 1.245.

Segundo o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, os números estão certos, tanto a estimativa do Governo como os valores apresentados pela ministra, isto porque a meta de 24 novos beneficiários refere-se a um período temporal que ia “até ao final” deste ano – no entanto, deixou a ressalva: a atualização mensal dos beneficiários do CSI dificilmente vai refletir esse aumento, porque às novas entradas é preciso descontar as saídas, seja por morte do beneficiário, alterações do seu rendimento ou pela entrada num lar.

O valor mensal do CSI também sofreu alterações: em maio, subiu até aos 239,13 euros, quando em abril não ultrapassou os 186,89 euros – já em junho fixou-se nos 233,06 euros, sendo que nestes dois últimos meses registaram-se os valores médios mais elevados de sempre do CSI, que nunca tinha ultrapassado os 200 euros.

Fernando Diogo refere a evolução do CSI menos pronunciada do que se poderia esperar nestes dois últimos meses pode prender-se com três fatores: a falta de informação, a literacia e a solidão. “Uma característica do CSI, que é partilhada com outras medidas, é que tem de ser requerido, não é automático. Por isso, antes de tudo, as pessoas precisam de saber que a medida existe e que podem requerê-la, e isto é algo que, na minha opinião, demora o seu tempo”, salientou o professor associado da Universidade dos Açores e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, que destacou ser necessária “alguma proatividade” da Segurança Social.

“A Segurança Social trabalha com diversas entidades no terreno que podem ajudar, até no impacto que a solidão também pode ter. Os idosos são mais vulneráveis à solidão e a rede familiar é cada vez mais pequena. Uma das características da solidão é precisamente o evitar do contacto com os outros”, referiu.

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 4 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 4 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 4 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 5 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 5 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 5 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 5 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 6 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 6 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 8 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 9 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 9 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 9 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 9 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 10 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 10 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 10 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 12 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 12 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 12 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.