O regresso da chuva acontece com “aguaceiros, que poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas e rajadas fortes”.
O vento vai soprar “fraco a moderado (até 25 km/h) a predominar do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde” – no entanto, conte com uma “pequena subida da temperatura mínima”, assim como uma “pequena descida da temperatura máxima na região Sul e no interior das regiões Norte e Centro”.
Diz o site ‘Meteored’, há a possibilidade crescente de Portugal ser atingido por uma depressão isolada que poderá resultar em trovoada (já desde a partir de domingo), e chuva e possibilidade de fortes episódios de trovoada esta segunda-feira. “Apesar da incerteza dos locais onde os efeitos desta podem incidir, estima-se que as regiões Norte e Centro sejam as mais afetadas, tanto pela precipitação como pela trovoada, assim como o Alto Alentejo”, refere o site.
As poeiras do Saara poderão voltar ao continente a partir das últimas horas deste domingo, sendo na manhã de segunda-feira que atingirão o seu pico, permanecendo durante a maior parte do dia, começando a dissipar-se à medida que as horas passam. Pode haver chuva de lama em vários locais, devido à junção da chuva proveniente da depressão com as poeiras em suspensão.
As máximas esperadas são de 34 graus para Coimbra, Vila Real e Beja, seguido de 33 para Castelo Branco e de 32 para Bragança, Évora e Santarém. Os restantes distritos deverão manter-se abaixo dos 30 graus.
O que vão dizer os termómetros esta semana nas principais cidades portuguesas?
Lisboa – entre 20 e 31 graus
Porto – entre 16 e 27 graus
Braga – entre 18 e 33 graus
Viseu – entre 16 e 32 graus
Coimbra – entre 17 e 32 graus
Santarém – entre 17 e 34 graus
Setúbal – entre 16 e 32 graus
Évora – entre 16 e 37 graus
Beja – entre 16 e 37 graus
Faro – entre 19 e 35 graus
Funchal – entre 22 e 29 graus
Ponta Delgada – entre 21 e 27 graus.