Partilhar

Já imaginou comer alforrecas? Cientistas estão a estudar novos usos para estas criaturas gelatinosas, como gastronomia

As alforrecas estão a proliferar e ameaçar os ecossistemas, mas também podem ter benefícios. Vários investigadores estão a estudar novos usos para estas criaturas gelatinosas, como medicamentos, cosméticos e até gastronomia.

6 Agosto 2024
Forever Young

Os cientistas da Universidade do Sul da Dinamarca (SDU) estão intrigados pelo aumento das alforrecas (também conhecidas por medusas), avança a Euronews.

«Os cientistas mergulham nas águas, observam estas espécies gelatinosas e recolhem amostras. Também monitorizam temperaturas da água, salinidade e outros fatores para entender melhor a razão de haver tantas alforrecas», refere a noticia.

«As alforrecas que estão a estudar não são conhecidas por picar os banhistas. Mas têm uma biomassa tão densa que prejudica outras espécies», é avançado, «em todo o mundo, as alforrecas picam turistas, entopem redes de pesca e bloqueiam as canalizações de água. Há até receios de que se expandam tanto que possam vir a substituir todas as outras espécies marinhas, mas Jamileh Javidpour, que estuda alforrecas há mais de 20 anos, diz que ainda não sabemos o suficiente para fazer este tipo de previsões».

«Em muitos locais, o número de alforrecas está a aumentar devido ao aquecimento global e a outras atividades humanas. Este aumento perturba os ecossistemas, entra em competição com o peixe e interfere no turismo e nas pescas», é dito, «apesar deste impacto negativo, as alforrecas também têm potencial por explorar».
 
Podem ser usadas:
Como alimento: Comum na Ásia e a atrair interesse na Europa, as alforrecas são baixas em carboidratos e lípidos, mas ricas em proteínas e minerais.

Contra os microplásticos: Um projeto da UE desenvolveu um filtro de microplásticos com muco de alforrecas. Estes biofiltros podem ser usados nas centrais de tratamento de resíduos e em fábricas.

Nos produtos cosméticos e farmacêuticos: Por terem altos níveis de colagénio, as alforrecas podem ser usadas em tratamentos anti-hipertensivos, anticoagulantes, antimicrobianos, antioxidantes e antirrugas.
Como fertilixantes e alimento animal: As alforrecas contêm altos níveis de nitrogénio, fósforo e potássio, comparáveis a outros fertilizantes orgânicos. Também podem ser usados para produzir alimento para a aquacultura, reduzindo assim a pressão das pescas no mar. 

 

«Na Ásia, é comum comer-se alforreca. Na Europa, também começam a ser feitas as primeiras experiências gastronómicas», avança a Euronews, tendo falado com o chef Fabiano Viva que trabalha num restaurante de Lecce que faz parte de um projeto europeu que explora as alforrecas como alimento.

«O chef Viva acredita que os apreciadores de marisco vão gostar de alforrecas cozidas, porque têm um saber intenso a mar», avança a noticia.

«As alforrecas muitas vezes não são bem vistas porque podem picar e ferir. As pessoas pensam que também podem ser prejudiciais para comer”, diz Fabiano Viva à Euronews, «vamos desmistificar este mito: (algumas) alforrecas não são prejudiciais de todo. Na verdade, são simplesmente deliciosas!»

Mais Recentes

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 3 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 3 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 4 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 4 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 5 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 5 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 5 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 4 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 5 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 5 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 7 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 7 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 7 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 7 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 8 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 8 horas

Cancro da próstata: «À medida que a esperança média de vida aumenta, observa-se um aumento da incidência e da mortalidade», Rui Diniz, oncologista

há 8 horas

«Réveillon inesquecível» é a garantia do Lisbon Marriott Hotel para a última noite do ano

há 8 horas

Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal junta-se ao IPO do Porto para estudar doentes da próstata em estadios precoces da doença

há 8 horas

A Padaria Portuguesa tem cá uma lata! E com ela dá música aos clientes

há 9 horas

O robot de cozinha mais completo e avançado regressa ao Lidl e está 150 euros mais barato

há 9 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.