O criador de lugares “tanto maravilhosos como estranhos” por detrás de filmes como Eraserhead, Veludo Azul e Mulholland Drive, bem como da série televisiva Twin Peaks, partilhou esta revelação numa recente entrevista à revista Sight & Sound, avamça a Euronews.
Lynch, de 78 anos, disse que lhe foi diagnosticado um enfisema devido ao facto de ter fumado durante toda a vida e afirmou que, se voltar a realizar filmes, «terá de ser à distância, uma vez que não pode “sair” devido ao receio de contrair COVID», avança a publicação.
«Tenho enfisema por fumar há muito tempo e, por isso, estou preso em casa, quer queira quer não. Seria muito mau para mim ficar doente, mesmo com uma constipação», explicou Lynch, acrescentando que «só consigo andar uma pequena distância antes de ficar sem oxigénio».
«Apesar desta notícia ter sido uma seta direta no coração dos fãs de cinema que adoram os ambientes surrealistas únicos criados pelo realizador, Lynch esclareceu os comentários que estes foram deixando na rede social X».
«Sim, tenho enfisema devido aos meus muitos anos de fumador. Devo dizer que gostava muito de fumar e adoro tabaco – o seu cheiro, acender os cigarros, fumá-los – mas há um preço a pagar por este prazer e, para mim, esse preço é o enfisema. Já deixei de fumar há mais de dois anos. Recentemente, fiz muitos exames e a boa notícia é que estou em excelente forma, à exceção do enfisema. Estou cheio de felicidade e nunca me reformarei. Quero que todos saibam que aprecio muito a vossa preocupação. Com amor, David», escreveu o realizador no X.