<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Especialista aponta 5 sinais do rosto que «indicam sérios problemas de saúde»

4 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

O corpo, através de mudanças subtis, consegue alertar precocemente sobre possíveis problemas graves de saúde, permitindo a sua deteção precoce

As alterações na aparência da face podem ser uma ferramenta valiosa para identificar doenças de base e agir precocemente, evitando complicações maiores. Numa entrevista do Express.co.uk Donald Grant, clínico geral e consultor clínico sénior da The Independent Pharmacy, Grant listou cinco sinais faciais que devemos observar pois podem significar uma doença oculta.

Segundo Donald Grant , o rosto pode refletir diferentes condições internas , desde deficiências vitamínicas até doenças mais graves, como problemas de fígado. Detetar esses sinais precocemente é muito importante para receber tratamento oportuno.

Um desses sinais que pode indicar que algo não está bem é a pele pálida , que pode ser sinal de falta de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina, causada por má alimentação ou doenças crónicas. O médico recomenda uma dieta rica em alimentos que contenham ferro, como carne vermelha, feijão e lentilha , mas se a palidez persistir é necessário consultar um profissional de saúde.

Outro sinal é o amarelecimento da pele ou dos olhos , que pode indicar icterícia . Esse sintoma está relacionado com o excesso de bilirrubina no organismo, podendo ser decorrente de doença hepática, hepatite ou anemia falciforme. A icterícia é um indicador de possíveis problemas de saúde graves que requerem avaliação médica urgente para identificar a causa subjacente.

A pele pálida pode ser um sinal de deficiência de ferro ou de problemas mais sérios.

Da mesma forma, Grant alerta que o inchaço facial pode estar ligado a problemas menores, como alergias, mas também a complicações mais graves, como retenção de líquidos, que é um sinal de possíveis complicações renais . A celulite infecciosa , uma doença bacteriana da pele, também pode causar inchaço, vermelhidão e dor na área afetada, o que pode exigir tratamento com antibióticos.

O lúpus , uma doença autoimune , também se pode manifestar com erupções cutâneas no rosto . Essas erupções cutâneas geralmente aparecem no nariz e nas bochechas e, se não forem tratadas, podem se espalhar para outras partes do corpo. Grant explica que o lúpus é uma doença crónica que precisa de ser diagnosticada através de exames de sangue.

Pele ou lábios extremamente secos pode ser sinal de desidratação . Manter a ingestão adequada de água ao longo do dia é fundamental para prevenir esse sintoma, mas se persistir pode ser indicativo de um quadro mais grave.