A melhor opção é comer lanches que promovam a saúde, como explica a Dra. Elana Clar, MD, do New Jersey Brain & Spine: «é melhor comer lanches que promovam a saúde do cérebro quando notamos uma falta de concentração de energia, algo que por sua vez reduzirá o risco de sofrer declínio cognitivo no futuro».
«Tenho sempre caixas de mirtilos, amoras e framboesas para os meus lanches».
Como explica a neurologista, existem vários motivos para ter frutas vermelhas num lanche saudável. O desejo por alimentos doces é satisfeito, mas de forma saudável , ao contrário dos lanches ultraprocessados carregados com açúcar, que se mostram prejudiciais à saúde do cérebro tanto a curto como a longo prazo, além de estarem relacionados com uma deterioração da função cognitiva e pior desempenho da memória.
Por outro lado, o consumo regular de frutas vermelhas tem sido associado à proteção contra o declínio cognitivo . Segundo Clar, um dos principais motivos que explica isso é o alto teor de antioxidantes desses alimentos, que ajudam na redução da inflamação cerebral e no combate dos danos celulares.