<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Nem passas nem peixe: este é o alimento que se deve comer diariamente para não perder a memória

11 Setembro 2024
Sandra M. Pinto

Comer certos alimentos pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo, como demonstraram diversos estudos.

A melhor opção é comer lanches que promovam a saúde, como explica a Dra. Elana Clar, MD, do New Jersey Brain & Spine: «é melhor comer lanches que promovam a saúde do cérebro quando notamos uma falta de concentração de energia, algo que por sua vez reduzirá o risco de sofrer declínio cognitivo no futuro».

«Tenho sempre caixas de mirtilos, amoras e framboesas para os meus lanches».

Como explica a neurologista, existem vários motivos para ter frutas vermelhas num lanche saudável. O desejo por alimentos doces é satisfeito, mas de forma saudável , ao contrário dos lanches ultraprocessados ​​​​carregados com açúcar, que se mostram prejudiciais à saúde do cérebro tanto a curto como a longo prazo, além de estarem relacionados com uma deterioração da função cognitiva e pior desempenho da memória.

Por outro lado, o consumo regular de frutas vermelhas tem sido associado à proteção contra o declínio cognitivo . Segundo Clar, um dos principais motivos que explica isso é o alto teor de antioxidantes desses alimentos, que ajudam na redução da inflamação cerebral e no combate dos danos celulares.