A palavra reiki, em japonês, mistura os conceitos de rei (energia universal) e ki (energia de cada ser vivo). A união das duas representa a energia vital conduzida pelo terapeuta durante as sessões.
Um dos principais benefícios do tratamento é a redução de sintomas de stress e da ansiedade, porque a sessão ajuda a promover relaxamento e bem-estar, através de técnicas de relaxamento, respiração e meditação. Por causa disso, alguns terapeutas recomendam a prática de princípios reikianos no dia-a-dia, a fim de reduzir quadros de ansiedade.
Quando bem aplicado, em conformidade com outros hábitos e tratamentos de saúde, também pode ajudar a aliviar outras condições, como insónia e dores crónicas em algumas partes do corpo. É um método de promoção da qualidade de vida, a partir da limpeza da mente em função de um relaxamento do corpo.
O tratamento pode ajudar a reduzir alguns sintomas da depressão, como cansaço físico e perda de energia. No entanto, nesses casos o tratamento costuma ser feito em parceria com métodos que incluem psicoterapia ou uso de medicamentos antidepressivos, receitados por um profissional.
A utilização do reiki não deve substituir os tratamentos prescritos por médicos. A técnica é utilizada como alívio de sintomas e problemas leves, bem como forma de acompanhamento de outros métodos, na intenção de promover um melhor aproveitamento dos benefícios do processo.