Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, criaram uma máscara capaz de detetar doenças respiratórias com a finalidade de se conseguir fazer um diagnóstico mais rápido de modo a personalizar os tratamentos de uma maneira cada vez mais eficaz.
A EBCare analisa a respiração e deteta alguns problemas de saúde, tendo sido desenvolvida para detetar asma, doença pulmonar obstrutiva crónica e infeções que advenham da Covid-19.
Os responsáveis revelam que a máscara consegue converter o hálito em líquido que depois é transportado para os sensores de análise.
«Esta tecnologia tem o potencial de revolucionar a maneira como monitoramos a saúde respiratória, fornecendo informações valiosas sobre várias condições como asma, a doença pulmonar obstrutiva crónica e outros distúrbios», afirmou à Fox News Wei Gao, um dos autores da investigação.
«À medida que a pesquisa avança, prevemos que a máscara inteligente possa ser adaptada para detetar uma gama mais ampla de biomarcadores, incluindo aqueles relacionados a doenças metabólicas, cardiovasculares e infeciosas», acrescentou.
«Para a população em geral, a capacidade de monitorar a própria saúde de forma não invasiva por meio de um dispositivo oferece a oportunidade de ser mais proativo na saúde pessoal, o que pode levar à intervenção precoce e a melhores resultados de saúde», conclui.