Quando se escolhe um parceiro inúmeros fatores influenciam, desde a forma como nos entendemos até ter gostos ou atração física semelhantes. No entanto, a solidariedade e o altruísmo são cada vez mais importantes .
Isso é demonstrado por um estudo publicado no British Journal of Psychology , o qual aponta que pessoas solidárias têm maior número de “encontros e parceiros sexuais”.
Entre as ações relacionadas como maior número de encontros sexuais estavam ter doado sangue, ser membro de uma ONG, colaborar com colegas ou ajudar estranhos a atravessar a rua .
Além de terem mais sucesso a nível sexual e sentimental , as pessoas altruístas relataram “sentir-se mais desejadas”. Principalmente aqueles que doaram dinheiro. «Os participantes que estavam dispostos a doar dinheiro relataram ter mais parceiros sexuais ao longo da vida, mais parceiros sexuais casuais e mais parceiros sexuais no ano passado”, afirmam no estudo.
Um estudo da Universidade de Oxford apontou que «pessoas solidárias e altruístas tendem a estar mais atentas aos seus pretendentes sexuais».