Guben tut gut é o programa lançado pela cidade alemã para a revitalizar. O programa não se destina apenas a novos residentes, mas também a antigos residentes que demonstrem interesse em regressar.
«Este projeto é uma tentativa do município de travar o esvaziamento demográfico que afetou Guben nas últimas décadas», acrescenta o site.
Consideram também se este projeto experimental pode fazer com que Guben se torne «num modelo de revitalização urbana , capaz de inspirar outras cidades europeias a seguirem o mesmo caminho» num contexto em que o interior da Europa enfrenta uma população cada vez mais idosa e com as gerações mais jovens a mudarem-se para as grandes cidades em busca de oportunidades de emprego.
Para já, o projeto está a chegar ao fim e neste momento não existem apartamentos disponíveis, mas existem 138 ofertas de emprego ativas.
«Não podemos dizer neste momento se ou como esta campanha irá continuar . Uma coisa é certa: a campanha é um grande sucesso para Guben e tornou-a um pouco mais famosa, especialmente como um lugar para viver e trabalhar», concluem os responsáveis.