<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Se o seu filho, ou neto, tem um equipamento para ligação gratuita à internet dado pela escola saiba que vai ter de o devolver

27 Setembro 2024
Forever Young com Lusa

O PS questionou hoje o Ministério da Educação sobre a devolução dos equipamentos para ligação gratuita à internet por professores e alunos sem apoio social escolar, considerando a medida preocupante por comprometer as condições de trabalho dos docentes.

Numa pergunta dirigida ao ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e à qual a agência Lusa teve acesso, o grupo parlamentar do PS sobre a decisão de apenas os alunos beneficiários da ação social escolar, os que aprendem com manuais digitais e os que vão realizar este ano provas digitais terem, a partir de agora, direito a uma ligação gratuita à internet.

“Estamos preocupados com o facto de as escolas terem recebido instruções do Ministério da Educação, Ciência e Inovação para recolher os cartões SIM e os aparelhos de hotspot (routers portáteis) que foram atribuídos aos professores e à maioria dos alunos nos kits tecnológicos fornecidos durante a pandemia de COVID-19. Estes dispositivos foram distribuídos pelo anterior Governo para facilitar o ensino remoto e garantir o acesso à internet a todos”, refere, numa declaração à Lusa, a deputada Isabel Ferreira.

Recordando que “grande parte do trabalho dos professores ocorre fora do ambiente escolar”, para o PS o facto deste suporte ser retirado “sem oferecer uma alternativa adequada” é uma “imposição de mais encargos financeiros, principalmente para os professores deslocados”.

“As condições de trabalho dos professores são fundamentais para o sucesso escolar dos alunos, portanto comprometer essas condições é comprometer a qualidade da educação que queremos oferecer aos alunos”, avisa os socialistas.

Alertando que “as escolas ainda enfrentam problemas infraestruturais” e que é não é inexequível ou realista que “todos os professores podem realizar as suas atividades nas escolas, utilizando computadores muitas vezes inadequados ou redes instáveis”, os deputados do PS apelam à revisão desta decisão.

Os socialistas defendem que deve ser mantido este suporte tecnológico para os professores e assim se assegure “possam continuar a desempenhar as suas funções com dignidade e eficácia”.

Os socialistas pedem assim a Fernando Alexandre que esclareça como é que “pretende garantir que os professores tenham acesso adequado à internet para preparar aulas e outras atividades fora do ambiente escolar”.

“Considerando que muitos docentes continuarão a realizar atividades em casa, há alguma previsão de compensação pelos custos adicionais que terão com internet ou a possibilidade de continuar a utilizar os routers”, questionam ainda.

O PS pretende ainda que o Governo explique se esta medida “não compromete a qualidade do ensino digital e híbrido” que tem sido incentivado pelo ministério, questionando como será feito o equilíbrio dessa prioridade “com a supressão de recursos essenciais”.

A decisão foi aprovada em agosto em Conselho de Ministros, que autorizou a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) a gastar até 31,5 milhões de euros (mais IVA) com a aquisição de serviços de conectividade para o atual ano letivo.

A Lusa questionou o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) sobre o motivo que levou a tutela a decidir deixar de atribuir gratuitamente ‘routers’ aos docentes e aos alunos sem apoio social escolar, mas não obteve qualquer resposta até ao momento.

O Jornal de Notícias revelou na quinta-feira que as escolas receberam orientações para começar a devolver os equipamentos de conectividade, deixando os diretores preocupados uma vez que ainda há muitas escolas com falhas na rede de internet.

JF (SIM) // SF

Lusa/fim

 

Mais Recentes

Spa lança linha inovadora de tratamentos para responder às exigências do estilo de vida moderno

há 5 minutos

O fim de uma era: Toblerone confirma o adeus ao chocolate amargo

há 25 minutos

Portugal no top ten dos melhores destinos para congressos

há 46 minutos

Este é o esconderijo perfeito das bactérias: fica dentro do frigorifico, asseguram os especialistas

há 1 hora

O que é mais saudável: tomar banho de manhã ou à noite? Especialista responde

há 1 hora

Benefícios da leitura para os maiores de 50 anos

há 2 horas

Selfies: a forma como as tira revela muito sobre si (e sobre os outros)

há 2 horas

Beber água quente: benefícios para o bem estar do organismo

há 2 horas

Fervem em pouca água: estes são os signos mais temperamentais

há 3 horas

Óbito: Morreu o fisiculturista Nikita Tkachuk

há 3 horas

«Se quer diminui o risco de doenças cardíacas vá para cama a esta hora», revela estudo

há 3 horas

Hidroginástica: benefícios para a saúde

há 3 horas

Opinião: «Obesidade – a doença do “sim, mas…”», Gil Faria, cirurgião

há 4 horas

Com as temperaturas a aumentar, mantenha-se fresco: dicas, texturas leves e aromas revitalizantes

há 4 horas

Villas, casas e chalets: 6 portos de abrigo para férias com serviço de luxo

há 5 horas

Para miúdos e graúdos: seja uma “Rock Star” por um dia

há 5 horas

Mitos e verdades sobre a saúde das pernas: o que precisa mesmo de saber

há 6 horas

Autoridades fazem um apelo: «não deixe estes objetos na bagageira do seu carro»

há 6 horas

Cães e gatos destas raças têm maior probabilidade de ter excesso de peso

há 6 horas

Congelar pão em papel alumínio: é melhor parar se quer que ele fique crocante

há 7 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.