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Quem o avisa seu amigo é: esta é a ‘armadilha’ que os supermercados usam para vender mais

São muitas as diferentes estratégias para seduzir e aumentar as compras dos clientes. 

O objetivo dos estabelecimentos é obter o maior lucro possível e para tal aplicam todas as medidas para atrair a atenção do consumidor. Porém, do lado oposto está o cliente que deseja obter os itens de que precisa pelo melhor preço possível.

Desde mudar a localização dos produtos básicos até brincar com as cores , essas são apenas algumas das estratégias de marketing mais comuns utilizadas pelas grandes lojas para aumentar as vendas.

Estratégias de marketing que os supermercados utilizam para atrair a atenção dos clientes e incentivar as compras

Um dos truques mais comuns para atrair clientes é utilizar cartazes promocionais na entrada do supermercado para dar a impressão de que os preços são especialmente baixos.

Da mesma forma, o vermelho é fundamental para destacar produtos baratos e promocionais, já que existem muitos cartazes desta cor e a nossa mente associa-o a descontos.

A posição de produtos também desempenha um papel importante. Juntar itens complementares para que sejam adquiridos na mesma altura costuma ser uma estratégia muito utilizada por grandes lojas. Por exemplo, coloque a massa ao lado do molho.

Outra técnica muito útil é colocar ao nível dos olhos os produtos caros e os produtos de marca branca mais baratos e sofisticados, com o objetivo de que o cliente chegue primeiro a estes últimos.

Chocolates e doces , em geral, costumam ficar a uma altura acessível para que os mais pequenos possam agarrar neles sem problemas.

Os itens essenciais geralmente são colocados no final da loja para que o consumidor percorra mais corredores e veja os chamados ‘ produtos irracionais’ , que são aqueles que não tinha planeado comprar mas que acabam no carrinho das compras.

Outro aspeto que convida à compra são as ofertas 3×2, 2×1 ou descontos de 25% em produtos com prazo de validade prestes a expirar.

Os supermercados também tocam música para gerir as ações dos consumidores. Embora possamos pensar que esta escolha é aleatória, a verdade é que, segundo um estudo de Charles Areni e David Kim publicado em 1993, a música mais lenta incentiva-nos a ir mais devagar e com calma no processo de compra, enquanto a música mais rápida nos faz comprar muito mais rápido e com mais urgência.

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