Partilhar

Black Friday: esta data faz parte dos seus planos de compras? Há quem tenha a previsão de gastar mais de 300 euros

O cenário para a Black Friday deste ano revela um panorama de compras menos ponderado entre os consumidores portugueses.

16 Outubro 2024
Forever Young

blackfriday.pt, startup internacional dedicada às promoções da Black Friday e da Cyber Monday, em Portugal, revela o seu estudo anual sobre o comportamento dos consumidores portugueses, estimando um volume de negócio de e-commerce entre 130 a 140 milhões de euros para a semana da Black Friday.

 De acordo com o estudo, a maioria dos portugueses (74%) planeia gastar, em média, 311 euros durante a Black Friday, o que representa um aumento de 7%, comparativamente com a intenção de compra do ano anterior (290€).

Contudo, o valor gasto pode ser superior, já que 38% dos possíveis compradores referem que pretendem gastar entre 301€ e 1 000€ ou mais e 25% planeiam gastar entre 101€ a 300€. Por outro lado, para 17% dos consumidores, o montante previsto ficará abaixo da média, com máximo de 100 euros. Em contrapartida, 24% ainda não decidiram quanto vão gastar, um número significativamente mais alto face aos 11% que estavam indecisos no ano passado.

O estudo ainda revela uma mudança nas preferências de compra dos consumidores. A moda (58%), que inclui vestuário, calçado e acessórios, continua a ser a categoria mais procurada, registando um aumento significativo em comparação com 2023, quando representava apenas 42% das intenções de compra. Seguem-se os eletrodomésticos (37%), os smartphones (28%), os produtos de beleza, cosméticos e perfumaria(24%) e, surpreendentemente, as viagens (23%), que surgem pela primeira vez no top 5 das categorias mais desejadas. Segundo Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, “os eletrodomésticos registaram um aumento considerável na procura face ao ano passado, o que pode explicar parte do crescimento do valor médio gasto, uma vez que os produtos desta categoria tendem a ser mais caros”.

74% dos inquiridos planeiam aproveitar as promoções da Black Friday, representando um ligeiro aumento relativamente ao ano anterior. Apesar de um terço dos consumidores iniciar as pesquisas por ofertas um mês antes do evento, o que justifica o Black November, é na semana antes (27%) ou no próprio dia do evento (19%) que metade dos portugueses planeia fazer as suas compras.

Atualmente, a Black Friday não se limita apenas às compras online e, por isso, mais de metade dos consumidores portugueses planeia fazer compras, em Portugal, tanto online como offline (52%) durante o evento. Em contrapartida, 33prefere comprar online, enquanto 14% opta por lojas físicas. Contudo, de acordo com Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, “apesar de a maioria dos inquiridos demonstrar interesse por ambos os formatos, foi possível verificar um aumento pelo online e, em contrapartida, uma diminuição pelo presencial.

Embora alguns consumidores manifestem opiniões contraditórias relativamente à Black Friday e à Cyber Monday, a maioria (78%) mantém uma visão positiva destes eventos, o que representa um aumento de +6% em comparação com 2023. A principal razão, mencionada por 70% dos consumidores, é a perceção de que a Black Friday lhes permite poupar dinheiro”.

Por outro lado, o e-mail continua a ser o canal mais importante para 61% dos consumidores, seguindo-se a plataforma da blackfriday.pt (31%), que se tornou tão relevante quanto as lojas virtuais da marca e as redes sociais, principalmente o Instagram (24%), que ainda são uma importante fonte de informação.

Para concluir, Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt, refere que “em tempos de menor poder de compra, as pessoas aproveitam a Black Friday para fazer as compras mais importantes em termos de produtos e categorias, como por exemplo, os eletrodomésticos, razão pela qual o cabaz médio aumenta tanto e as compras são mais planeadas. Por outro lado, o facto de as viagens terem passado a estar no top 5 dos produtos mais procurados, também vem demonstrar que há um maior interesse em apo

O estudo, desenvolvido pela Blackfriday.pt, foi conduzido entre 07 de outubro e 12 de outubro e envolveu 428 participantes portugueses, com idades compreendidas entre os 18 e 74 anos. A pesquisa revelou também que 54% das compras durante a Black Friday serão feitas por mulheres, e a maioria dos compradores está localizado na região de Lisboa (40%).

Mais Recentes

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 8 minutos

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 44 minutos

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 2 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 2 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 3 horas

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos depois dos 50 anos

há 3 horas

Específicos e importantes: cuidados a ter com a pele após os 60 anos

há 3 horas

Maiores de 60 anos: jogar golfe regularmente pode reduzir o risco de morte precoce

há 3 horas

Ageótipos: conheça os diferentes tipos de envelhecimento

há 4 horas

Adivinha quem voltou? Dicas para usar pérolas em 2025

há 4 horas

O sucesso está ao alcance de todos: as 30 melhores profissões para maiores de 50 anos

há 5 horas

Como manter saudáveis os cabelos compridos depois dos 50 anos

há 5 horas

Especialista alerta para os riscos da inseminação caseira promovida nas redes sociais

há 5 horas

Páscoa molhada, Páscoa abençoada: 10 distritos portugueses sob aviso amarelo

há 5 horas

«Este é o signo que tem maiores hipóteses de se tornar milionário», revela estudo

há 18 horas

Nunca compre estas coisas em segunda mão

há 21 horas

Jamais tenha a tentação de guardar estas coisas na casa-de-banho

há 22 horas

A água lava tudo, ou quase: jamais a use para limpar estes objetos

há 22 horas

Em forma depois dos 50 anos: ponha em pratica estas dicas

há 22 horas

Middlemist Vermelha: conheça a flor mais rara do mundo (só existe em dois países)

há 23 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.