Foram hoje apresentadas pelo Metropolitano de Lisboa, as novas carruagens da série ML 24, no âmbito da assinatura do contrato com a empresa Stadler Rail Valencia, S.A.U., ocorrida no dia 22 de outubro de 2024, para a aquisição de 24 unidades triplas (72 carruagens), com a opção de mais 12 unidades triplas (36 carruagens), pelo valor de 134 milhões de euros.
Veja aqui imagens 3D das novas carruagens da série ML 24.
A sessão foi presidida pela Ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, e contou com a presença da Secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias.
Este contrato foi celebrado no seguimento do lançamento de um concurso público internacional para a aquisição de material circulante para a rede do Metropolitano de Lisboa, E.P.E. lançado em 30 de novembro de 2023, com o preço base de 138 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.
O prazo global do contrato é de 54 meses, o qual se iniciará após a obtenção de visto prévio do Tribunal de Contas.
Esta aquisição é cofinanciada por 45 milhões de euros pelo Programa Sustentável 2030 e o restante pelo Fundo Ambiental.
A aquisição das 24 unidades triplas da série ML 24 prende-se com o aumento expectável da procura na rede de Metropolitano nos próximos anos face à expansão da rede, o aumento e ajustamento das frequências de operação em resultado da instalação do novo sistema de regulação CBTC (Communications-based Train Control) e, ainda, a necessidade de gerir adequadamente os ciclos de vida da frota de material circulante do Metropolitano de Lisboa, assegurando processos de substituição programada dos ativos em fim de vida.
Cada unidade tripla das novas ML 24 é formada por duas carruagens motoras e uma carruagem reboque intermédia e estará preparada para condução automática com maquinista a bordo (nível de automação GoA2), que assegurará funções de supervisão e controlo da operação, com posição central de condução na cabina, à semelhança da série ML20.
As novas ML 24 funcionarão com um novo sistema de controlo automático e contínuo de comboios, novos sistemas de videovigilância, climatização da cabine de condução, ventilação dos salões de passageiros, deteção de incêndios, espaço para bagagem de maior volume, painéis digitais para informação ao cliente e melhoria das condições de evacuação em galeria, sensorização e manutenção preditiva.
As novas composições apresentam uma imagem moderna, mantendo, no entanto, uma coerência com a imagem das anteriores séries.
A nova série ML 24 garante, tal como a anterior série ML 20, acessibilidade plena, dispondo de áreas para fixação de cadeiras de rodas, devidamente sinalizadas, equipadas com um encosto, cinto de segurança e apoio lateral, intercomunicador e botão de aviso para contacto com o maquinista.
Foi, igualmente, reforçado o contraste visual entre as portas e a estrutura das carruagens que, combinado com outros indicadores visuais e sonoros, permite aos clientes com deficiências visuais localizar melhor as portas e aferir o seu estado de abertura e fecho.
Este é mais um investimento que integra o Plano de Expansão e de Modernização do Metropolitano de Lisboa que têm como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável.