Um estudo do Colégio de Atuários da Catalunha revelou uma relação entre o mês de nascimento e a longevidade. Depois de analisar os dados de mais de 17 milhões de pessoas, os investigadores demonstraram que existe uma elevada proporção de nascidos entre janeiro e abril com mais de 100 anos .
Aparentemente, a hipótese levantada pelos especialistas é que esta ligação poderia estar relacionada com a exposição dos bebés a infecções sazonais. Algo que obviamente gerou diversidade de opiniões nas redes sociais , mas que tem explicação.
Em regiões com estações distintas, as crianças nascidas no inverno e no início da primavera podem estar menos expostas a doenças respiratórias durante os primeiros meses de vida . Tudo isso poderia promover maior longevidade.
O estudo também indicou que uma grande percentagem de atletas de elite, como Xavi Hernández, Aitana Bonmatí, Cristiano Ronaldo ou Alexia Putellas , nasceram entre janeiro e março, o que poderia indicar algumas vantagens biológicas que contribuem para o seu desempenho físico.
Estas descobertas dizem apenas respeito em Espanha. Nos Estados Unidos ou no Reino Unido, por exemplo, os nascidos entre setembro e novembro também parecem ter uma certa vantagem nesta questão.