Através do olfato podemos encontrar um método muito eficaz para reduzir o stress. Há um cheiro que serve para acalmar a mente, diminuir o stress e conter a ansiedade. Além de aromas conhecidos como lavanda ou bergamota, falamos de camomila.
A planta da camomila é conhecida pelos seus múltiplos benefícios, tanto em infusão quanto na versão em óleo essencial. A sua utilização remonta a séculos, altura em que já era utilizado para melhorar o sono na medicina tradicional. Um efeito que também transmite o seu aroma, pois atua como relaxante natural. Isto tem sido corroborado nos últimos anos por numerosos estudos científicos que elogiam as suas propriedades olfativas.
O aroma da camomila afeta o sistema límbico , a parte do cérebro responsável pela regulação das emoções. Ao inalar o seu aroma, os compostos do óleo essencial da camomila, da flor ou da infusão, como a apigenina, chegam aos receptores do sistema nervoso e atuam diretamente na amígdala, região que controla o medo e a ansiedade.
Uma interação que reduz a superexcitação do sistema nervoso, gerando sensação de calma e equilíbrio emocional. Além disso, o cheiro da camomila estimula a produção de serotonina, neurotransmissor que melhora o humor e promove o relaxamento.