Assim, a oferta a Setúbal é largamente aumentada, tanto nos dias úteis como aos sábados, domingos e feriados, passando o novo horário a ter uma frequência de 20 minutos em 20 minutos, tanto nas horas de ponta como fora das horas de ponta, quando atualmente está, respetivamente, 30 em 30 minutos e 60 em 60 minutos. Esta alteração permite um aumento de 73% dos lugares oferecidos nos dias úteis e de 172% nos restantes.
A oferta para Coina não sofre alterações significativas, nos dias úteis, com frequência de comboios de 10 em 10 minutos nas horas de ponta e de 20 em 20 fora das horas de ponta. Já aos fins-de-semana e feriados, o novo horário implica frequências de 20 em 20 minutos quando atualmente é de 30 em 30 minutos.
Com a entrada em vigor do novo horário, a Fertagus vai realizar mais 28% de quilómetros por ano para um total de 3.111.746 quilómetros, aumentar a sua oferta de frequências para Setúbal e Coina e também ter mais lugares oferecidos, nos dois sentidos.
«O aumento da oferta da Fertagus é uma necessidade para os milhares de passageiros da Fertagus que diariamente cruzam as margens do Tejo e foi conseguido através da otimização de horários de circulação tanto para Coina como para Setúbal, permitindo um aumento de frequências no geral», refere Cristina Dourado, CEO da Fertagus.
Esta alteração, conseguida sem recurso ao aumento do material circulante atualmente existente, é concretizada no âmbito do prolongamento da concessão por mais seis anos e meio até 31 de Março de 2031, decidida pelo Governo sob o regime de Reposição do Equilíbrio Económico e Financeiro, decorrente da Lei.
Perante esta situação, a Fertagus irá também reforçar o seu efetivo em 29 pessoas, para além dos atuais 170, com especial incidência ao nível dos maquinistas, comerciais, manutenção, segurança e fiscalização, tendo o processo de recrutamento já sido iniciado.
A Fertagus, empresa concessionária do serviço ferroviário entre as estações de Roma-Areeiro em Lisboa e Setúbal, com uma distância de 54 quilómetros, transportou, em 2023, cerca de 27 milhões de passageiros e usa uma frota de 18 comboios.