Partilhar

10 truques (eficazes) que as lojas utilizam para nos fazer gastar mais dinheiro

Numa fase em que o período de Natal está já a chegar, o comércio vê-se agora obrigado a encontrar uma série de novas estratégias para conseguir estimular o consumo tanto presencial como online.

5 Dezembro 2024
Forever Young

A verdade é que sempre existiram pequenos truques que estas empresas utilizaram para nos fazer gastar mais dinheiro.

Descubra agora outros exemplos de estratégias criativas que as lojas utilizam para o convencer a abrir a carteira. Esteja atento a estes esquemas e tente não se deixe influenciar.

 

Free Shipping (portes grátis)

Este é sem dúvida um dos truques mais eficazes da atualidade. As lojas utilizam este incentivo para convencer os consumidores a comprar nas suas plataformas ou para gastar um pouco mais dinheiro. Normalmente podemos até estar apenas interessados num artigo que custe 20€, mas se soubermos que não vamos pagar portes a partir dos 50€ o mais provável é que isso sirva de “desculpa” para adicionar mais uns quantos artigos ao carrinho.

 

Desconto de boas-vindas

Quando acedemos a um determinado site pela primeira vez o mais provável é recebermos um qualquer desconto especial de boas-vindas na nossa primeira compra. Este é um incentivo adicional para que efetue a sua compra ou para que gaste ainda mais dinheiro. Basta que o desconto seja de 10% para nos convencermos de que estamos a fazer um bom negócio.

 

Artigos adicionais que pode gostar

Quando estamos prontos para finalizar a nossa compra é comum existir um passo intermédio que nos vai mostrar um conjunto de artigos complementares que podemos adicionar à nossa compra. Este é o último esforço da loja online para conseguir que gaste um pouco mais dinheiro. Muitas vezes estas recomendações são feitas utilizando dados do seu histórico de pesquisa pelo que conseguem ser muito eficazes.

 

Artigos essenciais no fundo da loja

O comércio tradicional sempre utilizou pequenos truques para promover um maior consumo no interior da loja. Precisa de um qualquer artigo essencial? O mais provável é que esteja localizado no fundo da loja, obrigando-o a passar por uma série de outros corredores que vão apresentar promoções e produtos “irresistíveis”. O posicionamento de cada produto é sempre uma decisão estratégica e comercial, nada está num determinado sítio por acaso.

 

Carrinhos de compras à entrada

Quando vamos ao supermercado é natural que seja preciso um carrinho de compras. No entanto quando vamos a uma loja de retalho esta decisão não é tão óbvia. No entanto muitas lojas colocam carrinhos à entrada para tentar estimular a compra de mais artigos. Com um carrinho será mais fácil convencer-se a trazer outros produtos, nem que seja para o encher um pouco.

 

Artigos de impulso ao nível dos olhos

Os produtos mais saudáveis, em promoção ou que oferecem às lojas um menor lucro nunca se encontram na localização mais acessível. Normalmente estão no topo ou na parte de baixo das prateleiras, obrigando a que faça um maior esforço para os alcançar. Já os artigos que oferecem mais lucros às lojas estão habitualmente sempre na prateleira do meio, alinhado com o nível dos seus olhos, prontos a cativar a sua atenção.

 

Promoções com um twist

Quando chega uma nova promoção temos tendência a sentir um impulso para a aproveitar. A verdade é que nem sempre estes momentos de compra significam bons negócios. Normalmente as lojas vão tentar não oferecer simplesmente um desconto direto. Em alternativa vão utilizar estratégias como “Pague um, leve dois” ou “desconto de 10€ em compras superiores a 50€”. Isto são tudo esquemas para conseguir que gaste mais do que necessário.

 

Ambiente confortável

Todo o ambiente de loja é pensado para estimular consumo. Desde a música, ao cheiro ou à decoração. Tudo é pensado para conseguir que permaneça mais tempo na loja e que compre mais artigos.

 

Programas de fidelização

Este é uma das formas mais clássicas de angariar clientes recorrentes. Os cartões de pontos ou de fidelização são capazes de convencer qualquer um a privilegiar as suas compras num determinado local que ofereça vantagens. Este tipo de cartão oferece descontos ou até artigos grátis após um número “x” de compras.  Oferece igualmente uma sensação de exclusividade muito atraente.

 

Vários expositores logo à entrada

Temos tendência a adicionar artigos desnecessários ao carrinho mal entramos numa superfície comercial. Mais tarde quando o carrinho já está cheio com as coisas que realmente precisamos é mais difícil convencer o consumidor a adicionar ainda mais coisas. As lojas sabem disso e é por esta razão que existem normalmente diversos expositores especiais à entrada dos supermercados e lojas.

Mais Recentes

Há filas na Mercadona para comprar o gel que alivia as dores musculares: só custa 2,50 euros

há 41 minutos

Lado direito ou do avesso: esta é a maneira correta de colocar as roupas na máquina de lavar

há 1 hora

Hoje é um dia especial para os gulosos: celebre o Dia Internacional da Nutella com 5 receitas irresistíveis

há 1 hora

Nem quinzenal nem mensal: especialistas esclarecem com que frequência se deve lavar as calças de ganga

há 1 hora

Primor tem o contorno de olhos que as famosas usam: elimina rugas, papos e olheiras em tempo recorde

há 2 horas

Dia Mundial da Nutella: celebrar através da cultura

há 2 horas

Sem estendal nem máquina de secar roupa: o truque holandês para secar a roupa em tempo recorde este inverno

há 2 horas

Filorga NCEF-Revitalize: Pele revitalizada em 15 minutos

há 5 horas

Descubra o truque com o creme Nivea que rejuvenesce instantaneamente e diga adeus aos pés de galinha

há 6 horas

Diga adeus às cortinas: opte por esta alternativa da Ikea, não requer instalação e custa menos de 15 euros

há 6 horas

Estudo revela que edição genética de células adiposas mostra potencial para combater cancro

há 6 horas

Saiba mais sobre o chá preto e os seus (muitos) benefícios

há 22 horas

Óbito: Morreu o músico português Renato Júnior

há 22 horas

Conselho de ética considera “globalmente positivas” propostas do Governo sobre ensaios clínicos

há 22 horas

Linha SNS 24 atendeu mais de 500 mil chamadas em janeiro

há 22 horas

Old Skool Music: a coleção inspirada no impacto da indústria da música e do mundo do skate nestes ténis famosos

há 22 horas

Divulgados os serviços funerários de Maria Teresa Horta

há 22 horas

O Bolo do Mês da Sam é uma combinação deliciosa de chocolate e laranja

há 22 horas

Vitamina C faz bem, mas será que podemos tomar todos os dias?

há 22 horas

Se diminuir o consumo de 250 calorias por dia pode prevenir doenças

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.